terça-feira, 7 de janeiro de 2014

Expedição Monte Roraima

Expedição Monte Roraima - 26/12/13 a 02/01/14

Não é que deu tudo certo? Foi tudo fantástico. Super recomendo.
E ainda encontramos o Rodrigo Raineri por lá. Já sabíamos que ele havia dito que passaria o reveilon no monte Roraima. Cruzamos com ele na Venezuela, uma noite antes de começarmos a trilha.
Dá para tirar fotos fantásticas lá, tudo é muito lindo.
Foram 8 dias e 7 noites. Caminhando, acampando, tomando banho no rio, tomando água do rio também. É isso mesmo. Não espere que você vai entrar em um parque indígena, subir um monte e vai encontrar um hotel 5 estrelas com banho quente e tudo o mais. Infelizmente encontramos pessoas de outros grupos que foram com essa mentalidade.
Também não espere que se você não tiver o mínimo de preparo físico que você vai ficar 8 dias numa caminhada extenuando sem qualquer tipo de problema.
Mas, o mais importante: leve roupas o suficiente para todos os dias. Eu fiquei sem meias secas. Isso porque pegamos muita chuva no topo. Sempre chove lá em cima. O sapato e as meias ficaram encharcados. No meio da trilha ficar sem sapato e meias secos e super complicado. Mas o pior que ficar com o sapato molhado é ficar sem sapato. Por isso também escolha um bom calçado. Um que aguente firme.



Começo da trilha. Andamos 23 km até chegarmos na base do monte roraima. 13 no primeiro dia e 10 no segundo dia.


Primeiro acampamento. Kukenan ao fundo.

Tivemos que atravessar dois rios duas vezes, na ida e na volta. Foi tranquilo.


Segundo acampamento, no pé do monte Roraima.


Subindo o monte. Dá para ver o paredão de pedra ao fundo.


Topo. Cerca de 2.800 m de altura.



Pegamos muita chuva no topo.


Com tanta rocha e neblina até os mais experientes se perdem. Nesta foto a gui havia nos dito: "minuto". Paramos e ela foi mais adiante e ficou olhando de um lado para o outro. Nos perdemos feio neste dia. Não há sinalização no topo e você anda, anda e anda e parece que passou pela mesma pedra duzentas vezes. 




Nosso acampamento no topo, onde passamos 3 noites: La Cueva



Como os índios faziam a comida.



E não é que o tempo abriu em um dias dias no topo? 



Mas não abriu totalmente, não conseguimos tirar fotos olhando para baixo a partir deste mirante.




Transição da vegetação da base do monte.




Já no fim da trilha.


Curtiu? Nós fomos pela Roraima Adventures. Recomendo o serviço deles também. Tudo deu certo, não tivemos problemas com nada.