sábado, 10 de dezembro de 2016

Hipoplasia de esmalte

Vou reorganizar o blog e voltar a atualizar com mais frequência. Chega desse período de silêncio.
Mas ele teve seus motivos.
Eu estava cuidando de várias coisas.
O Dário continua sendo a paixão da minha vida, cada dia mais doce e carinhoso. Ainda está com o palato duro aberto mas isso não está impedindo de se alimentar. Come de tudo, sem restrições. Isso me deixa super feliz. Cada conquista faz com que meu coração vibre de alegria. Como quando ele começou a pegar os alimentos e a comer sozinho. Isso para mim foi muito marcante.
O nascimento do primeiro dentinho também foi outra coisa que me emocionou muito. Eles demoraram mais de um ano, mas começaram a vir. Hoje ele tem 3 dentes na parte de cima e dois na parte debaixo. Não fiz exames para ver se ele tem todos os dentes, acho que por enquanto isso é desnecessário. Prefiro poupa-lo de exames desnecessários porque ele já passou por tanta coisa!
Da parte motora ele ainda tem atrasos, ainda não anda, mas observo uma conquista a cada dia. Respeito muito o tempo dele. Ele engatinha com muita velocidade e destreza, se levanta e caminha apoiando nas coisas. De vez em quando solta as mãos e fica de pé sem apoio por alguns instantes.
Esse atraso motor é super justificável devido às duas cirurgias no coração. Hoje ele está com um ano e sete meses. Não anda e não fala, do resto está tudo ok. Ele resmunga várias coisas, fala na sua língua e canta as suas músicas.
Sua boca não tem um ano e sete meses, ela tem 10 meses. Sua parte motora não tem um ano e sete meses, ela tem um ano. Por isso não me preocupo quando ao seu desenvolvimento. Ele está recuperando o tempo que perdeu quando teve que fazer as cirurgias. Mesmo quando recebeu alta do hospital, com seis meses de idade, após fazer as cirurgias do coração, ele ainda ficou muito tempo com o tórax sensível. Não podia deitar de bruços. Por isso demorou para engatinhar.
Mas se a gente voltar no tempo, quando fiz o ultrassom morfológico, veremos que esse cenário de hoje é bem distante de tudo o que os médicos me falaram na época. Foi um filme de terror ouvir todo pessimismo deles.
Gente, o Dário é lindo. Não trocaria ele por nada. Não desistiria dele. De forma alguma. Ele vale muito a pena, é cheio de amor e carinho. A cardiopatia e a fissura do lábio e palato vieram porque tinham que vir, por alguma razão tinha que ser assim e isso não fez dele menos que meu filho. Ele é meu e eu sempre dei o melhor de mim para ele.
Descobrimos que ele tem hipoplasia de esmalte. Isso significa que os dentes dele são com pouco esmalte, por isso são mais sensíveis. De todas as hipoplasias que inventaram, essa é a única que ele tem de verdade.
Porque ele não tem hipoplasia do ventrículo direito, depois descobrimos que ele era só um pouco menor mas não era hipoplásico. Ele não tem hipoplasia de timo, o timo dele está lá funcionando belezinha.
Essa hipoplasia de esmalte já está sendo tratada pelo dentista.
O Dário está na escolinha e se adaptou muito bem. Acho um barato quando a gente chega e as outras criancinhas da idade dele começam a falar: "O Daio!! O Daio!"
Porque ele tem coleguinhas lá. É muito legal ver isso. Como eles se gostam e ficam felizes quando se encontram.

Perdi o fio da meada aqui, estava escrevendo enquanto ele dormia, agora está aqui querendo atenção só para ele. Vou colocar fotos e continuar escrevendo em outra postagem.




Um comentário:

  1. Querida Bruna,

    Como é maravilhoso receber notícias do Dário depois de tanto tempo! Estava com saudades de ver e receber notícias desse meninão lindo!
    Fico muito feliz em saber que tudo está indo bem com vocês!
    Já, já o Dário estará correndo tudo por aí :)
    Beijo grande e um abraço bem apertado em vocês,

    Patricia Golodne

    ResponderExcluir