segunda-feira, 15 de fevereiro de 2016

Enlouquecendo

Vou contar uma coisa agora. Todas as outras cirurgias foram no susto. Ele operou ou no dia seguinte ou na próxima segunda feira.
A cirurgia da boca é a única que estou esperando desde que ele nasceu.
Quando ele nasceu eu ainda imaginava que talvez ele não operasse o coração.
A cirurgia da boca foi agendada, cancelada e reagendada várias vezes. Dia após dia acumulando tensão para essa cirurgia.
Tomara que dê certo ser dia 18/2. Liguei lá hoje e disseram que só confirmam no dia mesmo, porque se entrar emergência ela pega as vagas do Dário, tanto de centro cirúrgico quanto de UTI.
É por isso que estou enlouquecendo.
Sempre tem alguém que fala que essa cirurgia não é nada perto das do coração, mas isso não reduz a intensidade de nada para mim. Cada dia que passa eu fico mais nervosa. Cada pessoa que chega e pergunta da cirurgia da boca me lembra de novo de tudo.
Tem horas que não quero falar sobre isso. Tem horas que não quero lembrar de nada.
De repente a pressão sobe, um lado do rosto começa a tremer, eu fico tonta, esqueço do que tenho que fazer e me atrapalho em tudo.
Por que ele precisava de meses de espera após a cirurgia do coração? Por que não pode operar a boca logo?
Disseram que é por conta do risco de ter endocardite. Faz todo sentido do mundo. Eles vão cortar a boca dele e vai ficar dias sangrando até cicatrizar tudo. A boca é cheia de bactérias, para alguma entrar na corrente sanguínea e parar no coração é bem fácil. A questão é que o coração dele estava recém operado.
Pelo que eu entendo todos tem o risco de ter endocardite, mas quem faz uma cirurgia assim na boca tem risco maior. Hoje saí e comprei para ele várias coisas que ele ainda não tinha, como escova de dentes e aquela peça de colocar no dedo para fazer higiêne da boca do bebê. Vou surtar após a cirurgia com a higiêne da boca dele.
É claro que vão me instruir direitinho sobre todos os procedimentos de limpeza da boca dele que estará recém operada. Nesse ponto não pecam, sempre explicam tudo.
Por isso tudo eu vou revelar um segredo agora: eu evito ver algumas pessoas. Elas sempre dão bola fora. Por mais que eu tente explicar que não estou bem elas não entendem.
Adoro as pessoas que me distraem, que me acalmam, que sabem que ficar cutucando não vai resolver nada.
A maioria das pessoas só precisa escolher um pediatra para seus filhos. Elas escolhem aquele que mais se identificam. Tem que haver afinidade mesmo.
Eu tenho que escolher pediatra, fono, cardiologista, fisioterapeuta e o diabo a quatro. É impossível que todos eles tenham a mesma opinião sobre tudo e sempre rola alguma divergência. Eu fico no meio de tudo enlouquecendo.
Eu nem dirigia tanto assim, ainda mais numa cidade como Campinas. De repente tenho que ir até para São Paulo dirigindo só para levar o Dário para alguma consulta. Quem foi que disse que podem me falar qualquer coisa que vou entrar no carro com ele e voltar para casa dirigindo tranquilamente? Não é bem assim.
Por isso eu evito pessoas. Certas pessoas.
Eu tenho que estar bem. Ninguém está cuidando de mim. Ninguém tem a obrigação de cuidar de mim.
O Dário está ótimo e me impressiona ver como ele muda a cada dia. Se eu percebo tanta evolução fico imaginando como é com quem fica alguns dias sem vê-lo.

"Ele é tão lindo, mas se não tivesse a boca assim..."
"Eu não queria conhecer ele com a boca assim, pensei que já ia operar"

Eu não quero ser grossa. Estou naquela de controlar a respiração, manter a calma e assim por diante. Mas tem horas que é impossível. Vai a primeira, segunda e até terceira bola fora. Depois eu prefiro me afastar um pouco porque não estou no meu melhor momento para ficar dando colher de chá. Não consigo ter piedade agora porque acho que preciso me proteger para continuar cuidando do Dário.
A babá ajuda demais. Conversamos bastante. Tenho medo de ficar louca.
Na maioria das vezes acho que estou ficando louca mesmo.
Agradeço de coração por todas as pessoas que sempre me colocam para cima. Que se importam de verdade. Que brincam e arrancam sorrisos do Dário. Que entendem minhas preocupações. Felizmente tem muita gente assim. Muitas pessoas próximas e muitas pessoas que eu gostaria muito de conhecer.
O psiquiatra me passou sertralina para tomar. Para ajudar no nervosismo e ansiedade. Esse negócio me dá uma dor de cabeça e sono insuportáveis. Parei de tomar, por isso estou nessa de me esconder um pouco.
Espero que tudo corra bem, que quinta eu entre aqui para dizer que deu tudo certo e que ele está mais lindo. Agradeço por todas as pessoas que puderem torcer por nós.
Eu não sou nem um pouco perfeita, tenho vários defeitos. Tenho vários defeitos e estou enlouquecendo. Não por culpa do Dário, mas pela insensibilidade das pessoas. Não tenho mais estrutura para lidar com tudo isso, já tem mais de um ano que estou "levando porrada" de muita gente.
Pelo menos o Dário não entende essas coisas. Continua lindo e sorridente. Isso me conforta. 



Me impressiona ver como a cicatriz do peito está sumindo 


Cabelo cortado igual do papai! 











3 comentários:

  1. Olá Bruna, faz tempo que não faço um comentário mas continuo lendo tudo que escreve, seus desabafos e cada vez vejo o quanto é forte e corajosa, isso tudo que já passou e ainda vai passar não é pra qualquer um, vc é fantástica. Ainda não tenho filho,tenho alguns problemas que está dificultando esse milagre, mas quando Deus me entregar essa bençao quero ser tão forte como vc. Vai dar tudo certo dia 18, Deus está no controle. Fique em paz! Bjos

    ResponderExcluir
  2. Força Bruna! Vai dar tdo certo,eu creio!! Realmente, tem mta gente que é preferível ficarmos longe. E esse seu menino?? Ta cada dia mais cativante...sorrisão que deixa qualquer um apaixonado. A foto onde ele ta dormindo me fez lembrar meu bb, ele tbm dorme assim, os dois bracinhos pra cima, bm a vontade. Bruna, que Deus abençoe grandemente teu bb lindo!!

    ResponderExcluir
  3. Estou contando os dias para chegar logo dia 18 e vc trazer mais notícias maravilhosas sobre seu gatinho... Estamos aqui na torcida, vcs sempre estão nos meus pensamentos. Vc mostrou uma foto da cicatriz dele e o engraçado que hj falei com meu pai sobre isso, mostrei uma foto do Dário para ele e falamos que a cicatriz dele está sumindo. Beijos nesse lindo!

    ResponderExcluir