quarta-feira, 27 de abril de 2016

Leite vegetal

Tenho muito cuidado com a alimentação do Dário. Faço questão sempre de comprar muitas frutas e preparar tudo com muito carinho.
Estou investindo nos leites vegetais. Alterno entre o leite vegetal e o leite Aptamil. Já fiz leite de castanha e leite de coco.
Para engrossar o leite eu faço algumas farinhas porque optei por uma alimentação mais natural para o Dário. Não curto muito mucilon, farinha láctea ou similares. Já fiz farinha de quinoa, chia, amaranto e aveia. Bato os grãos no liquidificador até virar farinha. Uso essa farinha tanto no leite de vaca quanto no leite vegetal. E o leite pode ficar bem grosso que o Dário toma do mesmo jeito.
Esses leites enlatados para crianças são muito doce. Não sei qual a necessidade de fazerem eles tão doce assim. Eu acho que isso prejudica o paladar do bebê. E não adianta me falar que o bebê prefere leite docinho porque meu leite era um terror e o Dário tomava tudinho. Meu leite não era docinho igual esses leite de lata não! E era um leite feito especialmente para o Dário.
Quando faço o leite vegetal eu não coloco açúcar. Nunca dei açúcar para o Dário. O máximo que faço é colocar uma fruta.
Tem coisa mais doce que uma banana bem madura? Um mamão madurinho? Então eu pego uma fruta qualquer e amasso no garfo porque dizem que se bate no liquidificar perde muito nutriente. Pego a fruta amassada e coloco no leite. Como ele toma no copo não tem problema se ficar algum pedacinho porque não vai entupir nada. Se fosse na mamadeira entupiria o bico.
Mesmo que não tenha fruta o Dário toma igual. Dário é um anjo.
Existem várias receitas de leite vegetal e ainda estou experimentando elas. Dá muito mais trabalho comprar e preparar tudo mas eu realmente acredito que vale a pena. Cada um faz o que acha que é melhor para o seu filho. Não critico quem prefere colocar um mucilon no leite do bebê, mas eu prefiro algo mais natural porque quero evitar que o Dário consuma conservante, açúcar, gordura saturada e tudo o mais que costuma ter nesses produtos industrializados. Enquanto eu puder preparar esses leites eu vou preparar.
Não tenho o que reclamar do Dário. Na verdade eu nunca reclamaria mesmo porque ele só é um bebê! Ainda tem que aprender muita coisa e quase sempre só quer atenção. E é só dar um pouco de atenção para ele que ele abre o sorriso mais lindo do mundo. Então não importa se estou cansada ou com fome, ele sempre vai ter minha atenção e sempre vou brincar com ele.








Embora tenha uma vaquinha na garrafa o conteúdo é leite vegetal de coco


Nenhum comentário:

Postar um comentário