quinta-feira, 5 de março de 2015

Mais consulta e exame

Mais uma vez fui super bem atendida pelo SUS. A consulta estava marcada para às 11:30 da manhã, cheguei 5 minutos antes e às 11:30 a médica me chamou. Fiquei impressionada. Entrei na sala e expliquei para ela minha situação. Disse que queria um encaminhamento para o CAISM da unicamp e para o sobrapar. Ela analisou todos os meus exames e me tratou super bem.
Perguntei para ela o que ela achava que iria acontecer devido aos problemas do coração dele, se ele iria sobreviver ou não.
Médica: "A experiência me ensinou a ser humilde. Seria muito leviandade eu tentar prever isso."
Ela viu o cariótipo do bebê e eu perguntei para ela se ela conhecia o médico que o fez, no caso o dr. Walter Pinto. Ela foi aluna e paciente dele. Disse que na faculdade ele só falava de probabilidades, começava a falar e parecia aqueles narradores de jogo de futebol de rádio, falava sem parar sobre todas as probabilidades de o bebê ter algum problema. Depois ela comentou da gestação dela, que os médicos achavam que a filha dela tinha sindrome de down e a menina nasceu linda e perfeita. Médicos erram mesmo.
Médica: "Eu sei que você veio só pedir um encaminhamento mas eu sou médica à moda antiga, gostaria de medir sua pressão e ouvir o coração do bebê."
Meu filhotinho ficou a consulta toda se mexendo sem parar. Ouvimos o coração dele e é difícil acreditar que o ele tem problema.
Minha barriga está enorme e dura, ela disse que é devido ao excesso de líquido. Faz sentido, ela tem ficado cada vez maior e mais dura e dá para perceber que o bebê tem espaço lá dentro. Fiz um ultrassom nesta semana e a médica viu que ele está bem folgado mesmo devido ao excesso de líquido. Isso se chama polidrâmnio. Geralmente acontece quando o bebê possui algum problema no esôfago que o impede de engolir o líquido amniótico. Mas a médica disse que tem casos que o bebê não tem problema nenhum e eles não conseguem explicar o motivo de acumular líquido. Tomara que isso não provoque um parto prematuro, a cardiologista disse que se ele nascer antes do tempo eu vou ter dois problemas, a prematuridade e a cardiopatia.
Foi bom ter feito esse ultrassom na terça. Eu não dormi a noite com medo de achar mais algum problema, mas correu tudo bem. A única coisa mesmo que a médica identificou foi o excesso de líquido. O guri está ótimo e grande, está até acima do tamanho e peso para o tempo de gestação. Mexe demais, estava brincando com o pé. A placenta está ótima e o cordão está levando a quantidade de nutrientes correta para o bebê. A circulação sanguínea no corpo dele também está ótima. Ela mediu a circulação dentro da cabeça dele, eu não sabia que tem como fazer isso.
Marcamos um ultrassom 4D para semana que vem. O plano não cobre mas achei legal fazer particular mesmo. Quero ver como é o lábio leporino e a fenda palatina dele. Tomara que no dia ele esteja numa posição boa para vermos.
Tanta coisa sem explicação e tanta correria nesse pré natal. Sei que muita coisa ainda está por vir, mas é melhor não me preocupar muito com isso agora.

Nenhum comentário:

Postar um comentário