quinta-feira, 5 de março de 2015

Preparação para cirurgia cardíaca

Está tudo bem desatualizado aqui sem as últimas 20 consultas das últimas duas semanas. Estou exagerando, é claro, mas tem sido uma média de 3 consultas por semana para definir tudo do parto e cirurgias.
Na semana passada tive retorno com a obstetra, foi quando ela soube que o bebê não possui síndrome nenhuma. Deu vontade de chamá-la de filha da puta desgraçada por ter feito a porcaria do terrorismo comigo ao dizer que ele possuia uma síndrome incompatível com a vida mas ainda preciso dela para me dar as guias para fazer os exames da unimed.
Mostrei, além do resultado do cariótipo, o resultado do ecocardiograma. Ela foi dizendo que não era a especialidade dela e me encaminhou para um cirurgião cardíaco. Ficou um tempão fazendo cara de espanto e olhando para o laudo do eco. Desgraçada. Isso é muita falta de profissionalismo. Se não é especialidade dela ela deveria encaminhar para o cirurgião e ponto final.
Comentei com ela que ela foi mais correta que o médico geneticista que havia dito, mesmo não sendo a especialidade dele, que o bebê vai nascer e morrer por causa desse coração inviável. Nessa hora ela olhou para mim e disse: "Dá vontade de dizer isso...".
Sério, tem horas que eu acho que a qualidade de tudo está um lixo, até a qualidade da medicina no Brasil, porque isso não é foma de lidar com um paciente numa situação tão delicada.
A obstetra disse que o cirurgião pode falar que não vale a pena operar o bebê, neste caso é melhor pensar na mãe e fazer parto normal. Do contrário, é melhor não arriscar que ele "sofra no canal durante um parto normal", então ela faz uma cesárea para que ele seja operado logo em seguida. Nem ferrando que ela vai vir cortar minha barriga por conta disso. Fui conversar com a cardiologista na semana passada depois disso, ela disse que não é nada disso, que é melhor que o bebê nasça de parto normal mas que o obstetra vai querer fazer uma cesárea para se proteger, só isso. Ela disse que o geneticista não podia ter afirmado que ele vai nascer e morrer porque não tem como prever isso.
Essa cardiologista é ótima, é a Dr. Ana Paula Damiano. Ela foi super bacana em nos atender para uma consulta para tirar essas dúvidas sendo que ela só faz eco.
Ela explicou várias coisas, disse que dificilmente o bebê é operado antes de uma semana de vida porque há um tempo até que o corpo dele se adapte fora da barriga. São várias mudanças para que todos os órgãos comecem a funcionar bem fora do útero e é até legal esperar um pouco mais para ele ganhar um pouco mais de peso. Enquanto isso ele fica na UTI. Depois disso ele é operado e ele pode ser transferido para o local da cirurgia.
Infelizmente a maternidade de Campinas não faz cirurgia cardíaca, então ele tem que nascer ou na PUC e ser operado lá, ou em algum outro lugar e depois ser transferido para o local da cirurgia, que poderá ser a PUC ou o centro médico.
Na semana que vem vamos conversar com o cirurgião cardíaco para obtermos mais informações sobre a cirurgia. Nós realmente gostaríamos que fosse no centro médico que é mais próximo de nossa residência. Após a cirurgia ele vai ficar pelo menos um mês internado, por isso gostaríamos de estar próximos de casa.
Nesta semana fui fazer o ultrassom obstétrico com doppler colorido. O bebê está enorme e acima do peso! E os médicos dizendo que ele iria morrer dentro da barriga! Tinham que dizer isso mesmo para mim?? Ele está aqui, enorme. Chuta que é uma beleza. Neste ultrassom deu tudo normal, a única coisa que ela observou é que está com um pouco mais de líquido. Parece que há uma relação com o fato de ele possuir lábio leporino e fenda palatina. Mas a quantidade de líquido a mais é pouca.
Hoje vou na primeira consulta com uma obstetra pelo SUS. Pelo que entendi preciso de encaminhamento para entrar no sobrapar para fazer a cirurgia da face. Vou lá conversar com a médica para obter mais informações. Também quero ver com ela a possibilidade de eu ter o bebê no caism mesmo. O caism é o lugar que fui mais bem tratada até agora.
Ontem também fui na terapeuta. Ainda bem que tenho a chance de fazer terapia e não é com qualquer terapeuta. Ela é ótima e tem me ajudado bastante.
Fora tudo isso estou fisicamente ótima. A barriga está enorme e atrapalha fazer qualquer coisa que envolva uma flexão para a frente, mas consigo viver bem com isso. No sábado vou na corrida da lua. Serão só 6 km que vou alternar entre caminhada e corrida leve.
E a vida continua, tem dias que estou mais animada, outros estou mais jururu. Ainda estamos nos adaptando a tudo isso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário