quarta-feira, 29 de abril de 2015

Meus corações

Na noite passada sonhei que estava com 43 semanas. Quando a gestação passa de 40 semanas os médicos já começam a entrar em pânico. Falei para a médica ontem desse sonho e ela riu.
É que a obstetra inicial sempre faz algum comentário do tipo: "Se desse para ele ficar aí para sempre, não é?" ou "Se não precisasse cortar o cordão!".
Isso porque enquanto ele está dentro da barriga ele está bem. O corpo dele já recebe o sangue oxigenado através da placenta e cordão, então ele se desenvolve bem dentro da minha barriga, porque minha placenta e cordão são ótimos.
Eu sempre tento não colocar intensidade nesses comentário que ela faz mas no fundo eu sempre absorvo algo. Por isso veio o sonho de estar com 43 semanas. Isso não vai acontecer, ele vai ter que nascer antes disso e está cada vez mais perto.
Ontem foi a consulta com a obstetra que a doula indicou. A doula foi junto. Fiquei prestando atenção em tudo. O consultório é uma gracinha, pequeno e decorado. Limpo e ajeitado. O consultório da cardiologista que fui fazer o ecocardiograma é meio baixo astral, mas essa cardiologista é a melhor, adorei ela desde o começo.
Entramos no consultório da obstetra e a recepcionista parecia aquelas recepcionistas de clínica de estética, toda produzida e maquiada. O meu preconceito já começou aí. Depois estávamos sentadas aguardando a consulta e a médica entrou na sala para conversar com a recepcionista. A médica estava de mini saia, daí o preconceito aumentou mais ainda.
Logo a médica nos chamou. Viu que estou em estado avançado de gestação e já foi perguntando o motivo de querer mudar só agora. Contei a novela para ela. Conversamos bastante.
Essa médica é meio endeusada, todas as pessoas olham para ela com admiração demais. Eu sempre lembro do que um amigo meu sempre dizia: a maioria é burra.
Ele queria dizer que quando muitas pessoas concordam cegamente em um ponto há um erro. Ela não está pensando direito. Ela ficou cega.
Por outro lado, é exatamente isso o que eu preciso, confiar em alguém. Não dá para carregar tudo sozinha e eu não tenho como avaliar muitas coisas. Mas entrei num estado de descrença enorme sobre esses médicos.
Não sei mais o que pensar, não sei se quero pensar e não sei se consigo pensar. Parece que minha cabeça está parando de funcionar direito. Sinto muito sono e esqueço demais das coisas. Tem hora que sinto tontura e a visão fica embaçada. Tem hora que dá vontade de deitar no chão mesmo e dormir.
A médica foi atenciosa. Conversou bastante comigo. Mas eu olhava para ela e pensava: "Será que ela está tentando me enganar?". Tinha um capetinha e um anjinho do lado da minha cabeça sussurando coisas no meu ouvido, mas eu não estava conseguindo distinguir a voz deles.
É difícil confiar mas eu preciso confiar em alguém. Me sinto cansada. Esse pré natal tem sido uma maratona e tanto. E o que vai vir depois?
É outra coisa que bloqueei dos meus pensamentos, o depois. Não dá para prever. Isso ajudou muito a enfrentar os dias que se seguiram ao ultrassom morfológico. Mas há uma questão aí, e se ele for totalmente dependente? Se for operado e ficar com as sequelas que o Osvaldo ficou? Seria um bebê totalmente dependente. Eu iria poder continuar trabalhando?
É melhor continuar eliminado esse pensamento. Ele não traz nada de bom.
A médica foi medir minha pressão e ouvir o coração do Dário. A pressão estava alta, 14 x 8. Ela assustou, pediu para monitorar por 3 dias, se passar disso tem que correr. Depois ela foi ouvir o coração dele e também assustou porque estava muito fraco. O coração do bebê sempre é rápido e o dele estava super devagar.
Me colocou num aparelho que ficou monitorando o coração dele por 15 minutos e fazendo aqueles risquinhos num papel. Coisa que só tinha visto em filmes até então. Nesse intervalo de tempo o coração dele oscilou bem entre 110 e 170. Ela disse que estava normal. Não vou me preocupar, não vai ajudar em nada.
Tenho dois corações. Um dentro do peito e outro dentro da barriga. Como será que é esse dentro do peito? Ninguém olhou para ele até agora. Estou me segurando para mantê-lo inteiro mas sempre parece que ele vai se partir em mil pedaços.
De repente eu sou mais cardiopata que o Dário.
Dentre a médica de ontem e a médica inicial eu prefiro a de ontem sim. A inicial pisou na bola demais, mas não sei como a de ontem teria reagido se fosse ela desde o começo.
A diferença agora que é essa médica não pode me decepcionar porque não sei se de fato estou esperando algo bom de algum médico. Eles foram todos muito cruéis desde o começo.


Nenhum comentário:

Postar um comentário