terça-feira, 14 de abril de 2015

Quando cortar o cordão?

Fiquei pensando nisso. Se o cordão ainda está pulsando e não é cortado então o bebê ainda está recebendo sangue exigenado por ele. Se ele está recebendo sangue exigenado então eu posso pegá-lo após o parto?
Eu quero muito fazer isso. Não sei como vai ser se ele for mesmo para a UTI, acho que não dá para ficar pegando o bebê no colo enquanto ele estiver lá porque não sei quais aparelhos estarão conectados à ele.
Perguntei para a médica se ela faz o clampeamento tardio do cordão, daí ela respondeu que o cordão fica pulsando só por um minuto. Pode nem chegar a um minuto e durar só uns 30 segundos.
Como ele é cardiopata pode ser que o coração dele não dê conta do recado após o parto. Por isso ele vive super bem na barriga, porque a placenta e o cordão que mandam o sangue oxigenado para ele. O coração bate mas não precisa oxigenar o sangue, só bombear para o corpo, principalmente porque ele ainda nem está respirando. Se a placenta e o cordão ainda estiverem funcionando então ele não precisa ir correndo para a UTI?
Achei estranho a médica falar que pode não chegar nem a um minuto. Sempre ouvi falar do clampeamento tardio com cerca de 3 minutos de espera.
Nesta noite eu sonhei que eu acordava e minha barriga estava cortada e não tinha mais o bebê dentro. Daí eu ficava desesperada querendo saber o que tinham feito com ele. Diziam que ele estava no UTI e não podia receber visitas. Fiquei chorando tentando encontrá-lo mas eu não sabia nem em que hospital ou maternidade ele estava. Fiquei muito tempo chorando, correndo, perguntando para várias pessoas como eu fazia para vê-lo mas ninguém me falava.
Teve uma hora que até meu pai apareceu no sonho, daí eu lembrei que quando visitei a maternidade me disseram que só os pais e avós podem visitar o bebê na UTI.
Bruna: "Você viu ele?"
Meu pai: "Vi."
Bruna:  "Como ele é?"
Meu pai: "Feio."
Que sonho horrível. Parece que durou horas e eu não parei um segundo de chorar durante todo o sonho. Lembro da minha barriga cortada e do desespero de não saber nada dele, nem poder vê-lo.
Acordei no meio da noite com vontade de ir ao banheiro novamente e meu cabelo e travesseiro estavam encharcados de choro.
Bando de monstros esses médicos que só fazem terrorismo comigo. Aposto que essa médica tosca falou um minuto porque ela nunca deve ter esperado mais tempo que isso para clampear o cordão e cortar. Depois ainda ficou me falando que na UTI neonatal tem o buraco que dá para colocar a mão no bebê. Eu não acredito que ela falou isso com tanta naturalidade e como se isso fosse exatamente o que eu precisava ouvir para me confortar porque isso está longe de ser a mesma coisa que pegar o filho no colo.
O mais ridículo dela foi que nessa consulta quem foi comigo foi a noiva de um primo meu. O Felipe não pode ir por causa do trabalho. Quando entramos na sala a médica ficou toda ressabiada achando que ela fosse uma doula. Essa médica não tem um pingo de delicadeza para lidar com essa situação e também não sabe nem disfarçar que está insegura.



Nenhum comentário:

Postar um comentário