sábado, 10 de outubro de 2015

Descansando

Eu estava num estado de tensão tão grande com essa cirurgia do coração. Nos primeiros dias após a cirurgia o Dário parecia uma bexiga cheia de água. Eu olhava para ele com medo de mexer.
Quando ele abria os olhos ele não fixava o olhar em nada. Foi horrível. Ele não estava assim logo após a cirurgia, foi do dia seguinte até o terceiro dia. Depois do terceiro dia ele desinchou tudo de uma vez. Entrei na UTI e perguntei o que tinham feito para ele desinchar, se tinha mudado alguma medicação. Não tinham mudado nada, o corpo dele que precisava de todo esse tempo para se adaptar mesmo.
Hoje a médica tirou os dois fios do marcapasso. Ainda bem, dava medo daquele negócio para fora.
Ainda tem a sonda e um PICC no braço esquerdo. Ele não está recebendo nada por esse PICC mas vão deixar por precaução. Talvez sirva se já for operar a boca mesmo.
Eu nem perguntei nada da cirurgia da boca. Desde que voltamos para o quarto eu só quis descansar. Nós três. Deixa as preocupações para depois.
O Dário ainda está dormindo bastante. Ele está super cansado porque na UTI não conseguia dormir. Eu aproveito e durmo também.
Ele está tossindo bastante, está cheio de secreção. Vem um fisioterapeuta três ou quatro vezes por dia fazer fisioterapia respiratória. Mas não é toda manobra que eles podem fazer após a cirurgia porque ele ainda está se recuperando. As costelas ainda não cicatrizaram. Então o fisioterapeuta aspira o Dário. Ele assusta, deve incomodar e doer, mas depois ele fica aliviado porque tira toda a secreção.
Os bebês voltam bem secretivos após a cirurgia. Da primeira vez o Dário já voltou da UTI sem secreção, não precisou de aspirar no quarto. Mas essa cirurgia de agora foi maior, mais agressiva e complicada. Ele voltou todo machucado dela, parece que brigou com um gato. Achei super estranho quando vi os arranhões no peito, mas disseram que é dos aparelhos que usam para abrir o peito. Eles tiveram que acessar áreas que não precisaram da primeira vez.
Os arranhões não são nada perto da minha preocupação do coração se recuperar da cirurgia. E deu tudo certo. Ele não teve nenhuma parada.
Paradas cardíacas são rotina lá na UTI. Eu ficava com medo porque tem muito bebê que volta com seqüela. Mas não teve nenhuma.
Tem caso de bebê que teve várias paradas por dia.
A UTI é um lugar bem tenso mesmo. Eu ficava tensa pelo Dário e pelos outros bebês. É complicado.
Agora estamos descansando porque a gente merece. Já consigo tirar foto do sorriso mais gostoso do mundo de novo.






Nenhum comentário:

Postar um comentário