quinta-feira, 1 de outubro de 2015

UTI dos infernos

Ontem eu entrei na UTI e o tubo do oxigênio do Dário estava apontando para o teto.
"Gente, o nariz dele não está no teto."
Mas daí o estrago já tinha acontecido. Ele estava saturando 83. Mirei o tubo no nariz e a saturação foi para 90.
A médica viu isso e pediu uma máscara de oxigênio concentrado para ele.
Qual o problema dessa máscara?

Primeiro: irrita o bebê usar uma máscara.
Segundo: ela joga um volume de ar alto e forte nele. Isso irrita qualquer um.
Terceiro: é ar seco. O Dário respira pela boca porque a boca e o nariz dele é tudo a mesma coisa. É óbvio que iria ressecar tudo dentro da boca dele, ainda mais que ele não está recebendo nada pela boca, só pela sonda. A boca dele nunca é umedecida.

Repeti isso tudo um milhão de vezes. Repeti isso um milhão de vezes para qualquer infeliz que aparecia na minha frente. Mas entrava por um ouvido e saia pelo outro.
O Dário foi ficando cada vez mais irritado e ninguém teve o bom senso de olhar dentro da boca dele.
"Vocês pensam que tudo é coração?"
Abri a boca dele e quase desmaiei. Estava toda seca, cheia de feridas, cheia de sangue e também tinha uma coisa tipo uma meleca grossa e amarela.
"Qualquer um ficaria irritado com a boca desse jeito!"
Se não tivesse deixado a nebulização apontando para o teto ele estaria bem porque ela tem gotículas de água. A saturação com a nebulização e com essa merda de máscara ficam ótimas, com a diferença que ele não tem nenhuma descompensação porque está irritado com o vento forte e a boca sangrando.
Voltaram com o tubo de oxigênio da nebulização. Se eu ver aquele tubo mirando para qualquer lugar diferente só nariz dele eu vou surtar.
A máscara precisada de mais ajustes no rosto dele do que o tubo porque ele não parava quieto com ela.
Ele estava recebendo o leite pela sonda e começou a ficar irritado demais. Vieram 10 médicos em cima dele e todos surtando achando que era algo com o coração. Deram dipirona, mofirma e o diabo a quatro
"Vocês viram que ele está recendo leite? Ele estava com refluxo, por que vocês pararam com o motilium?"
Pra que motilium se eles tem morfina?
Mas voltaram com o motilium que não deveria ter saído.
"Ele está inchado."
"Você acha?"
"Eu tenho certeza."
Repeti isso um milhão de vezes para todos os que apareciam. Até que eu saquei meu celular e mostrei uma foto de domingo.
"É, ele está inchado."
Daí eu falei que se pesassem o Dário daria uma diferença de mais de um quilo.
"Vamos pesar o Dário?"
Não é possível que não pensaram nisso antes!
Quando eu sai de lá ainda não tinham conseguido pesar. Eles não pesam de cara porque não manipulam muito após a cirurgia. Não tiram do berço e também não tem como pesar enquanto o bebê está com dreno, entubado e outras coisas do pós operatório.
Hoje ele mudou de quarto. Isso foi bom e ruim.
Esse quarto é mais tranquilo, tem só 4 leitos, mas nele são dois bebês por técnica.
O bebê do lado do Dário teve uma intercorrência. Pediram para todas as mães sairem. Eu estava lá e sai. Esse bebê e o Dário estavam com a mesma técnica. Só pudemos voltar para a UTI quase 3 horas depois, nesse meio tempo o Dário ficou jogado as tralhas. Não recebeu nem o leite.
E se o Dário tivesse alguma intercorrência e ninguém visse? Porque ficaram todas tentando cuidar do outro bebê que estava tendo problemas.
Não é aceitável ter uma técnica para dois bebês. Tem que ser uma para cada bebê e tinha que ter várias outras de backup para intercorrências. Não se brinca com vida, ainda mais de bebês que se choram ninguém ouve porque estão roucos da intubação.
Fiquei maluca hoje. Maluca mesmo. Queria confiar de verdade. Mas não tem como. Aconteceu tudo de uma vez só.
Uma residente estava fazendo ecocardiograma em um bebê. Até na UTI quem começa o eco é um residente, depois vem o supervisor avaliar. Absurdo isso! Ela abaixou a grade do berço, fez o eco e depois saiu e deixou a grade abaixada. Eu não acreditei quando vi. Depois não querem que eu reclame. Só porque são médicos se acham perfeitos.
Estou tão irritada. Não aguento passar a noite lá, estou péssima. Fiquei o dia todo caçando encrenca com todo mundo. Estou ficando estressada lá.
Amanhã, hora que o SAC abrir eu vou lá e fazer barulho. Não dá para acreditar em tudo o que aconteceu hoje. Vou reclamar mesmo.
Como é hospital particular essas reclamações surtem efeito.
Espero que as coisas caminhem bem a noite.
Escrever do celular é horrível, sempre o corretor automático completa com algo sem sentido que me passa batido aqui no blog.
"Dário, me perdoe, não vou passar a noite com você."

Nenhum comentário:

Postar um comentário