sexta-feira, 23 de outubro de 2015

Gordinho

Eu poderia fazer uma lista gigante de várias coisinhas que vão dando errado a cada dia e me enlouquecendo.
Já faz tempo que não escuto a bomba apitando quando acaba o leite da sonda durante a noite. Perguntei para a enfermeira por que não apitou mais e ela disse que está apitando sim.
Também não consegui mais ver quando elas entram a noite para fazer os controles no Dário. Sempre fico na dúvida se fizeram mesmo e elas dizem que sim.
Eu só acordo mesmo quando ele acorda. Mas na maioria das vezes ele acorda e fica brincando sozinho no berço. Não dá trabalho nem nada. É um anjo.
Ainda está com a sonda e isso me irrita demais. Também está com o PICC no braço. O PICC não me irrita tanto quanto a sonda porque dá para fazer exame de sangue pelo PICC e o Dário nem sente nada. Não sofre.
É claro que o PICC é mais perigoso que a sonda quando o assunto é infecção. Tomamos todos os cuidados de higiene necessários mas pode acontecer alguma coisa.
Coloquei um colar de âmbar no Dário e várias pessoas ficaram falando que não se coloca colar em bebê porque ele pode se enforcar.
O colar é a menor das minhas preocupações num bebê que está com PICC e sonda. Eu já tenho atenção triplicada nele, não é o colar que vai tirar meu sono.
Ele nem consegue enfiar os dedinhos para puxar o colar mesmo. Já a sonda... Ele sempre pega e eu tenho que correr para tirar da mão dele.
Minha lombar travou, talvez por estar dormindo no sofá do quarto. O Dário estava quase dormindo no berço e eu deitada no sofá observando ele cair no sono. A lombar latejando e eu feliz por saber que não precisaria levantar tão cedo já que ele estava quase dormindo. Mas daí ele segurou a sonda.
Tive que levantar num pulo de dor para tirar a sonda da mão dele. Se ele tirar essa sonda de novo vão passar outra e isso sempre me machuca demais. Depois vão fazer um raio x para ver se ela ficou corretamente posicionada e isso me machuca mais ainda, mesmo que digam que é pouca radiação.
No final de semana eu estava chorando porque ele tinha perdido a sonda. Como eu odeio essa sonda! Daí eu falei que, ainda por cima, ela deixa ele feio. Que ele já mudou tanto nesse tempo e só tem foto dele de sonda.
Uma enfermeira pegou uma foto dele e tirou a sonda no computador.
Fiquei pensando bastante nisso.
Tem pessoas que se importam demais com a gente aqui. Essas enfermeiras que trabalham aqui acompanham todo esse sofrimento e é impossível ser totalmente apática. Elas acabam se envolvendo.
Algumas até são mais apáticas mas tem tanta coisa pesada que acontece aqui que tem hora que é impossível não amolecer.
Eu adorei a foto dele sem a sonda saindo do nariz. Queria que ele não estivesse com nada disso para eu fica tranquila. Para poder pegá-lo sem medo dessas coisas enroscarem em algo e saírem. Queria tanta coisa que não tem como ainda.
Ele está com essas coisas e elas possuem suas utilidades. São horríveis, a gente não imagina um bebê com tudo isso mas ele está nesse hospital e ainda vai ficar assim.
Não fosse a sonda talvez o peso dele não estivesse tão bom. Está com quase 6,8kg. Talvez por isso eu esteja com a dor na lombar. Talvez pelo sofá, talvez por nada disso.
Hoje vieram me dizer que o convênio vai cobrir o home care. Que ótimo. Agora falta instalarem as coisas lá em casa para irmos. Disseram que isso demora para o convênio cota com mais de uma empresa que presta o serviço de home care antes de contratar.
Tem mais uma coisa no meio dessa história. Estamos mudando de casa. O Felipe já estava encaixotado tudo lá em casa para nos mudarmos. Temos que sair dessa casa até 19/11/15.
Infelizmente vamos ter que fazer isso agora mesmo. Essa casa é alugada, está com infiltrações na cozinha e estava pequena para nós 3. Além do mais, o aluguel dela estava ficando cada vez mais caro, por causa da localização.
Vamos para um apartamento maior, num bairro mais afastado. Vai ser um transtorno essa mudança logo agora mas é melhor se livrar disso logo. Depois vamos ter que solicitar a transferência do home care mas isso deve ser fácil para eles.
Vai ser ótimo sair do hospital. Ter privacidade. Ter vida própria.
Na maior parte do tempo estou sozinha com ele e sempre fico preocupada quando tenho que tomar banho. Deixo a porta destrancada para o caso de ter que sair correndo caso o escute chorar. Só encosto a porta.
Já entraram no banheiro e eu estava tomando banho. Isso porque dá para escutar o banheiro do chuveiro no quarto todo.
O Dário é um bebê que já passou metade da vida no hospital beneficência portuguesa de São Paulo e metade fora. Tem bebês que estão aqui desde que nasceram, ele pelo menos pode ir para casa.
Essa proporção vai ficar cada vez menor com o passar dos anos e, em breve, isso nem terá tanta intensidade para mim porque ele já terá tido muitas experiências boas fora daqui.
Tem tanta criança que morre por falta de tratamento. Tem tanta criança que morre por falta de remédios ou de comida.
O Dário tem tudo isso aqui. Tenho que focar nas coisas boas. Ele precisa desse tratamento agora, depois vai poder levar uma vida melhor.

Pesadelo: segurando a sonda


Sem a sonda



Gordinho





12 comentários:

  1. Que bênção, graças a Deus aprovaram, nada como nosso lar. Reparei o colar âmbar e acho super interesante a proposta dele e com bb temos que ter todo cuidado do mundo com tudo, não só por um colar. Ele ta cada vez mais lindo adoro esse sorriso.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade!! Mesmo com ele dormindo profundo eu tomo banho em 3 minutos e volto correndo para ver se está do jeito que eu deixei. A gente nunca relaxa de verdade e fica tranquila com o bebê.
      Obrigada pelo carinho!!!

      Excluir
  2. Que bênção, graças a Deus aprovaram, nada como nosso lar. Reparei o colar âmbar e acho super interesante a proposta dele e com bb temos que ter todo cuidado do mundo com tudo, não só por um colar. Ele ta cada vez mais lindo adoro esse sorriso.

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada!!!!!
      Muito gostoso ver que ele é tão querido assim!!

      Excluir
  4. O Dario ta cada dia mais lindo,parabéns mamãe por esse anjo tão especial que chegou em sua vida.
    Bruna vc é uma mãezona.
    Amo o sorriso do Dario,amo tudo nele,beijao....

    ResponderExcluir
  5. Como é lindo ! Me apaixono todo vez que olho suas fotos !! Que Deus abençoe vocês !

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah, nem me fale!! Eu fico me controlando para não encher de mordidas!!
      Obrigada pelo carinho!!

      Excluir
  6. Como é lindo ! Me apaixono todo vez que olho suas fotos !! Que Deus abençoe vocês !

    ResponderExcluir