domingo, 18 de outubro de 2015

Infatrini

O Dário está recebendo menos leite do que deveria para o peso dele mas ele não tolerou aumentar o volume diário. Começou a vomitar. Mantiveram 130ml por sonda mas o peso dele estacionou. Até o comprimento estacionou após a cirurgia.
A médica achou melhor trocar o leite que está sendo usado como complemento pelo infatrini. Ela disse que esse leite tem 30% mais calorias.
Funcionou. O ganho de peso diário dele voltou ao que era antes da cirurgia. Está ganhando em torno de 30 a 40 gramas por dia.
O Dário recebe em torno de 4 sondas de leite materno e 4 de complemento por dia. Raramente muda a proporção. Quando muda é de uma sonda para mais ou para menos.
Eu tento intercalar as sondas de materno e complemento para facilitar na digestão. Mas é difícil conseguir isso também. Tem dias que eu consigo tirar duas sondas numa ordenha, daí é melhor dar o leite logo para ele não perder as propriedades. o leite materno tem células vivas. Não é possível que elas resistam a tanto tempo após o leite ser ordenhado. Ainda mais com tanta mudança de temperatura. Mas isso tudo é achismo meu. Além disso, todos dizem que mesmo perdendo propriedades o leite materno ainda é melhor que os substitutos. Mesmo o leite materno pasteurizado é melhor que fórmula, isso porque a pasteurização também tira propriedades do leite.
Se o Dário pode tomar leite fresquinho, que tome.
Me disseram que o leite materno ajuda no desenvolvimento do timo da criança. Fui pesquisar e achei vários artigos explicando isso. Achei impressionante.
Eu nem sabia que existia essa glândula no corpo humano e ela tem um papel tão importante no sistema imunológico!
Quando eu estava grávida os médicos diziam que talvez o Dário não tivesse o timo caso ele tivesse uma síndrome chamada D'George. Quando ele nasceu conseguiram ver o timo dele mas disseram que talvez ele não funcionasse.
Se ele não funcionasse ele poderia ter alguns problemas no seu desenvolvimento e os médicos teriam que tomar vários cuidados extras nas cirurgias por conta da baixa imunidade.
Todo dia eu ia na UTI e ficava fazendo massagem na região do timo do Dário. Ele ficou duas semanas na UTI após nascer e eu fiz tanta massagem nesse timo porque tinha lido que existem vários exercícios para fortalecer o timo. Não falava nada sobre fazer em bebês mas eu arrisquei mesmo assim.
Depois o Dário fez o exame genético e deu que ele não possui síndrome nenhuma de nada. O timo dele funciona e já deve ter dobrado de tamanho depois de tanta massagem e leite materno.
Eu lembro que quando fazia ioga tinham vários pranayamas que massageavam a tireóide para regular o funcionamento dela. Essas coisas são tão importantes, simples e pouco exploradas!
Parece que massagens ajudam no funcionamento dos órgãos e glândulas do corpo mesmo. Dizem que também ajida a liberar toxinas do corpo. Igual dança do ventre, a mulher faz vários movimentos que massageiam todos os órgãos internos do aparelho reprodutivo melhorando o funcionamento dele. Igual as contrações abdominais do ioga que massageiam todos os órgãos da região do abdômen e ajudam até no funcionamento do intestino.
Eu não sou especialista em nada mas vejo muito sentido em tudo isso e sempre percebi muitas sensações boas após a prática dessas coisas. Até dança do ventre eu tentei fazer por um tempo. Não deu muito certo porque eu nunca fui boa com dança nenhuma, mas é muito legal.
O Dário vai poder fazer atividades físicas, vamos incentivá-lo bastante. Ele só não vai poder competir. Não vai poder fazer nada de alta intensidade.
Hoje eu fui pegar o Dário do colo do Felipe e a sonda prendeu no braço da poltrona e saiu. Fiquei maluca. Toda vez que tem que passar a sonda nele de novo eu fico péssima. Dói em mim.
Depois ainda tem que fazer um raio x para ver se ela ficou no lugar certo e um médico tem que ver o resultado do exame e liberar. Sempre demora demais e a sonda saiu bem na hora que estava correndo um frasco de leite materno. Ia perder esse leite.
Eu fiquei tão brava. Se a fono daqui fosse boa essa parte da alimentação dele teria evoluído nesses quase 3 meses nossos aqui.
Eu fui correndo no lactário e peguei todas as minhas mamadeiras que estão lá, tirei o leite do frasco e coloquei em uma mamadeira e comecei a dar para ele.
O Dário estava mamando de boa. Entrou uma fisioterapeuta no quarto e espalhou que eu estava dando mamadeira para o Dário. Parecia que eu estava cometendo um crime. Vieram falando um monte de coisas só porque a médica não liberou nada na mamadeira.
Mas se a fono não vem e não evolui nada, o que eu vou fazer? Continuar de braços cruzados esperando o que?
Ele estava mamando!
Amanhã vou falar isso para a cardiologista.
Isso foi a gota d'agua para eu reclamar da parte fonoaudiológica no SAC.
"Dário, você não tem noção da encrenca que você arrumou quando escolheu essa mãe."










3 comentários: