sexta-feira, 16 de outubro de 2015

Home care

O Dário é o bebê que nasceu com cardiopatia congênita, lábio leporino e fenda palatina.
Enquanto eu ainda estava grávida dele fizeram tanto terrorismo sobre ele não sobreviver que eu fiquei com medo de entrar em depressão. 
Tive pré eclampsia e ele teve que nascer de 38 semanas. Pelo menos ele já estava a termo, porque se ele tivesse nascido pré maturo eu teria mais um problema gigante. 
O parto foi induzido, a indução começou numa segunda e ele nasceu na quarta. Nasceu belezinha, coisa mais fofa. Ficou chorando, tinha uma fenda enorme na boca. A fenda era evidente, mas e a cardiopatia?
Tinham mesmo que levá-lo para a UTI? 
Mas levaram por precaução. Ficaram lá observando o Dário que estava super bem, com o coração funcionando muito bem do jeito dele. Se ninguém soubesse da cardiopatia ela teria passado desapercebida. Eles não o teriam levado para a UTI e eu até teria tentado dar o colostro para ele. 
O Dário não tomou colostro. O colostro ficou lá escorrendo sem o Dário tomar. Ele teria tomado de boa porque ele é esperto. 
Depois de duas semanas na UTI resolveram dar alta para ele. Ficamos numa boa em casa até que resolvemos levá-lo para uma consulta em São Paulo. Faltava uma semana para ele completar 3 meses e a médica o mandou para a UTI do beneficência portuguesa. No dia seguinte operaram o coração dele. Disseram que a saturação dele estava muito baixa, fizeram um blalock no coração dele para subir a saturação enquanto observavam como o coração dele iria evoluir. 
Mas o blalock obstruiu mesmo tomando anticoagulante. Daí tudo desandou. Não fomos para casa. Ele não operou o lábio. Ele já está com 5 meses e ainda não saímos do hospital. 
Quando faltava quase uma semana para completar 5 meses fizeram nova cirurgia do coração. Dessa vez foi a definitiva. Não refizeram o blalock. 
Ninguém acredita que não tem nem 3 semanas que ele fez uma cirurgia tão grande do coração. O Dário está tão bem que não parece que ele já passou por tudo isso.
Ele ainda tem a fenda, tudo bem isso. Ela deixou de ser um problema faz muito tempo. Ela está lá mas ele tem um olhar tão doce e cativante que a fenda nem assusta. 
Digo isso porque tive medo de não achá-lo bonito. De não gostar dele. De não querer cuidar dele.
Que espécie de monstro não ama um filho? Que monstra eu sou?
Eu sou a monstra que ainda está ordenhando em torno de meio litro de leite por dia para ele porque ele nunca progrediu com as mamadas no peito. Sempre inventam um porém. 
"Ele é cardiopata, não pode fazer esforço."
"O blalock obstruiu, melhor não arriscar."
"Ele acabou de fazer a segunda cirurgia, melhor não."
Que espécie de mãe consegue produzir esse volume de leite nessas condições?
Já expliquei para o Dário. A sorte dele é que ele me encanta, toda vez que ele sorri para mim o meu peito enche de leite. 
Tem hora que ele acorda e eu estou do lado do berço. Ele abre os olhinhos, me vê e abre aquele sorrisão. Coisa mais gostosa. 
Hoje a cardiologista entrou no quarto e disse que ele está melhor do que imaginavam. Daí perguntei se tinha alguma novidade da parte da boca e a novidade é que vão solicitar para o convênio home care até que o Dário esteja 100% para operar a boca. 
Ele precisa de poucos cuidados para ir para casa. Home care vai sair mais barato que pagar nossa internação aqui nesse hospital. Dessa forma não estaremos expostos a tanta coisa do ambiente hospitalar, inclusive infecções. 
Está uma onda de infecção aqui no andar. Mas o Dário parece protegido pelos poderes do leite materno, até agora está firme e forte. 
Vão solicitar para o convênio uma bomba para ficar em casa para continuar recebendo o leite pela sonda. Também vai precisar de material para fazer inalação e de um profissional 24 horas com a gente. Acho que só isso. Estou torcendo para esse convênio do Bradesco liberar tudo. 
Vai ser ótimo ir para casa. Depois de quase 3 meses no hospital minha casa deve estar de cabeça para baixo. Mas vai ser tão bom voltar!
Fiquei tão feliz com essa novidade! O Dário está muito bem mesmo. Ele é muito mais do que todos os médicos disseram que seria. 




8 comentários:

  1. Que boa noticia! Espero q o convenio libere e vcs voltem logo pra casa. Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho que vai liberar sim, sai bem mais barato que a diária no hospital.
      <3 <3

      Excluir
  2. Nossa que legal ta perto de voltar...Deus abençoe td vai dar certo como ja vem dando. Nada como nossa casa. Dário vc é um mocinho fofo e forte.

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. Que ótima notícia Bruna. Esperamos que vocês voltem para casa o quanto antes! O Dário é o cara!

    ResponderExcluir
  5. Realmente Bruna! Pelas fotos já dá pra ver que ele está bem, gordinho e lindo! Vcs tem sorte de um ter ao outro! Sua história me inspira!

    ResponderExcluir