quinta-feira, 5 de fevereiro de 2015

Atividade física

Já estava fazendo musculação desde muito tempo antes de engravidar. Continuei fazendo meu treino normal até 12 semanas de gestação. Ainda não tinha barriga e dava para fazer tudo normal, até os abdominais. Não que eu não soubesse que estava grávida, mas estava conseguindo fazer tudo normal e os médicos haviam liberado.
Com 12 semanas de gestação resolvi contar na academia que estou grávida. Pensei que a moça ia arregalar os olhos, mandar eu sumir de lá e só voltar depois que o bebê já estivesse com um ano. Nada, ela perguntou com quantas semanas estava e isso me impressionou porque a maioria das pessoas conta a gestação em meses, embora o correto é contar em semanas. Daí eu pensei: "Opa, ela manja de gravidez."
Não que ela já tenha tido filhos, mas já trabalhou com muitas gestantes. Ela montou um treino bem bacana, para gestante, com bastante exercícios para fortalecer os músculos do assoalho pélvico.

"Esses músculos estão localizados na região entre as pernas, a partir do osso púbico na frente até a base da espinha nas costas. Eles ajudam a sustentar a bexiga, o útero e o intestino, e a controlar os músculos que fecham o ânus, a vagina e a uretra. 
...
Músculos do assoalho pélvico fortes dão melhor apoio ao peso extra da gravidez, ajudam no segundo estágio do trabalho de parto e, ao aumentar a circulação, auxiliam na recuperação do períneo (área entre a vagina e o ânus) após o nascimento do bebê por parto normal. Quando feitos regularmente, esses exercícios ajudam a prevenir a manifestação da incontinência urinária e do prolapso."

Fonte: Baby Center

Com 25 semanas de gestação eu já fiz 53 horas de musculação. Dá para o gasto. Controlo tudo no endomondo. Instalei no celular e sempre ligo ele quando começo alguma atividade física.
O legal de fazer musculação é que quando chego na academia a mulherada fica doida. Todas querem conversar comigo, acho um barato.
"Mas pode fazer musculação?"
"Você está bem?"
"Agora eu até animei engravidar de novo!"
Vixe, já pensou se essa mulherada tudo engravida? 


Ontem eu estava na aula de natação e foi a mesma coisa. A mulher que estava na raia do lado veio conversar comigo: "Você está ótima! Quando eu estava grávida eu não conseguia nem encher bexiga..."
Desde que engravidei foram 35 km de natação em 25 horas. Eu não nado muito rápido não, mas isso é melhor que nada.
De corrida e caminhada foram 149,25 km em 27 horas. Ultimamente eu tenho mais caminhado que corrido. Agora começa a doer um pouco no pé da barriga quando corro. E ainda tem bicicleta e yoga.
Somando tudo são 115 horas de alguma atividade física em 25 semanas.
Agora que estou de férias tenho ficado quase a manhã inteira na academia. Não quis viajar com medo de acontecer algo e eu estar longe do Felipe. Ele não está de férias e não ia poder sair comigo. Também não quero ficar em casa sozinha. Acho muito deprimente. Tenho medo de entrar em depressão. Também tenho evitado ficar na frente do computador... sempre que fico na frente do computador eu começo a pesquisar coisas sobre os problemas do bebê e um assunto sempre puxa o outro de forma que eu fico horas só nisso. É bom e não é. É bom saber de tudo mas é muito triste ver que não há ninguém falando nada de promissor sobre um bebê com esses problemas.
Mas uma coisa é verdade: impressiona ouvir que grávida não pode fazer nada, não pode pedalar, levantar peso, correr e ficar de cabeça para baixo. Impressiona todos os médicos dizendo que meu filhotinho é tão frágil e vai morrer antes de nascer. Ah é? Fazer atividade física não tem nada a ver então. Pelo menos no meu caso, que já fazia tudo isso antes. O guri está aqui só crescendo.
Mas, se isso acontecer mesmo e eu o perder vai ter alguém que vai falar: "É claro que ela ia perder esse bebê, ela não parou de correr!".
Coitada da pessoa que falar isso para mim.






Nenhum comentário:

Postar um comentário