terça-feira, 10 de fevereiro de 2015

Unidade Básica de Saúde (Posto)

Fiquei com muita vergonha do que aconteceu no dia que eu fui no CAISM, o hospital da mulher da unicamp. Eu não queria ficar chorando e nem queria que as pessoas facilitassem as coisas para mim por causa disso. Mas tem horas que o choro vem com tudo.
Eles haviam dito que não seria necessário eu passar em uma unidade básica para pegar encaminhamento para a equipe de genética médica, mas como eu estava com vergonha de tudo fui numa ontem porque sei que esse é o procedimento correto.
Quando cheguei lá tive que fazer o cartão do SUS. Até agora o meu pré natal foi todo pela unimed de Campinas, então eu nunca tive esse cartão do SUS. A recepcionista fez o cartão mesmo eu tendo esquecido o comprovante de residência. Depois ela me encaminhou para o local em que eu deveria agendar uma consulta. 
Neste lugar uma outra recepcionista pediu meu comprovante de endereço para poder agendar a consulta. Eu expliquei que havia esquecido então ela disse para eu voltar em outro dia com ele. 
Então perguntei para ela como seria para pegar o tal do encaminhamento para o CAISM. Mostrei para ela o papel que o CAISM tinha me dado para ser preenchido pela unidade básica. 

Recepcionista: "O que o bebê tem mãezinha?"

Expliquei para ela tudo, ela abriu o computador e agendou a consulta sem o comprovante de residência. Ficou para o dia 05/03/2015 às 11:30. Dessa vez eu não precisei chorar nem nada. 
Eu estou achando o SUS melhor que a unimed de Campinas. Pelo menos aqui em Campinas o SUS funciona muito bem. Se fosse pela unimed uma primeira consulta com um medico ia ficar para daqui uns 3 meses. Tem médicos que nem pegam mais pacientes novos.
Aproveitei que estava no posto e fui tomar a última dose da vacina de hepatite. Quando entrei na sala a enfermeira conferiu se tomei as primeiras doses antes de engravidar. As duas primeiras eu tomei antes de engravidar, só faltava a última dose e a obstetra tinha falado que podia tomar grávida. 
Fiquei conversando com a enfermeira e comentei para ela que estou achando o atendimento pelo SUS melhor que particular, ela comentou a mesma coisa, que está sendo mais rápido conseguir consultas e exames pelo SUS que particular. E os médicos do SUS de Campinas são ótimos. 
Comentei sobre os problemas do bebê. Ela conhecia a tal da síndrome. 

Enfermeira: "Você vai ter que ser muito forte. Se prepare para o pior que o que vier é lucro."

Nenhum comentário:

Postar um comentário