sexta-feira, 13 de fevereiro de 2015

Resultado impresso do cariótipo

Ontem eu tinha dentista no meio da manhã, acordei cedinho e fui para a academia antes. Lá na academia a dentista me ligou mudando o horário para 13:30. Saí da academia e aproveitei para ir ao supermercado. 
Às 13:30 fui na dentista. Nunca tinha ido nessa dentista, só precisava fazer uma limpeza. Ela foi indicada por uma amiga minha. 
Ela estava fazendo a limpeza quando meu celular começou a tocar, ela perguntou se eu queria atender mas eu não quis. O celular tocou 3 vezes seguidas daí ela achou melhor eu atender. Era da clínica de genética, queriam saber se dava para eu ir num encaixe ontem mesmo às 16:30. Eu disse que sim. Expliquei resumidamente para a dentista tudo o que estava acontecendo e disse à ela que teria que ligar para o Felipe também, para ele poder ir lá. 
Liguei para o Felipe mas ele também estava no dentista. Quando ele caiu de bicicleta em dezembro de 2013 ele quebrou 5 dentes. O dentista tentou remendar todos mas ele ficou o ano passado inteiro tendo problemas com um dente. No final das contas o dentista achou melhor extrair esse dente. Ele fez a extração alguns dias antes de saber que eu estava grávida, depois até brincamos que a fada do dente tinha levado um dente dele e deixado um bebê. Ele pensou um pouco e depois disse: "É um preço caro a se pagar por um filho...". Na verdade ele ficou meio chateado de perder um dente. Deve dar um vazio mesmo. Na boca.
Teve que esperar todo esse tempo para fazer o implante. O implante não foi feito ontem, foi só o retorno para avaliar e começar. 
Ele me enviou uma mensagem dizendo que estava no dentista e que não ia poder ir no geneticista. Eu achei melhor ir sem ele mesmo, porque foi um encaixe e talvez não conseguíssemos outro para antes do carnaval. 
Cheguei às 16 horas na clínica e não tinha ninguém lá. O médico já me atendeu logo que cheguei.

Bruna: "Eu fiquei surpresa..."
Médico: "Que deu normal?"
Bruna: "É."
Médico: "Às vezes acontece, você tem uma possibilidade mas deu normal. Agora sim, vai ter que operar... a boca e o coração, né?"

Ah, é, né? Não era tudo certeza? Agora era uma possibilidade? Filho da puta. Da primeira vez que ele olhou ultrassom ele já foi falando que era Edwards ou Patau, nada mais. 
Tinha que ter feito esse terrorismo todo comigo? Não tem como ter certeza de nada de um bebê que ninguém viu ainda, só pelo ultrassom. 
A cardiologista tinha me dito que se não tivesse síndrome eu teria que voltar nela porque ele pode ser operado.

Bruna: "Agora tem que voltar na cardiologista então?"
Médico: "Mas, se não me engano, a operação do ventrículo direito é uma das mais difíceis de serem feitas..."
Bruna: "Eu vou conversar com a cardiologista que ela que tem que dizer isso, né..."
Médico: "Hora que ele nascer ele vai nascer, operar e morrer. Ela não te falou isso?"

Afe... Não, ela não falou isso. Porque ela sabe conversar com as pessoas e ela sabe que não dá para prever tudo o que vai acontecer.
Já tinha saído o resultado do cariótipo, já sabemos que ele não tem síndrome, por que ele ficou jogando uns verdes para ver se eu interrompo?

Médico: "Isso é com vocês, porque vai dar trabalho, qualquer caso você pode interromper."

Isso eu não sabia. Pensei que só pudesse interromper se tivesse a síndrome que todos dizem que é incompatível com a vida. Ele disse que se o coração do bebê não for viável também pode, mas a cardiologista não tinha dito que o coração dele não é viável, ele que estava dizendo. Ele contou de um caso que o bebê não tinha braços nem pernas, nem o toco, perguntou o que eu teria feito, se eu teria interrompido ou não.
Ele tinha acabado de falar que era só uma possibilidade de ele ter uma síndrome, embora antes tivesse dito dando certeza, agora vem falando com toda convicção do mundo que o bebê vai nascer e morrer. Será que ele acha que eu vou acreditar nele agora?
Expliquei para ele que não vou interromper.
Perguntei para ele se existe algum outro exame que posso fazer para saber exatamente o que causou esses problemas com o bebê. Ele disse que certamente não é nada externo. Não foi algo que eu usei, tomei ou fiz. Todos os cromossomos do bebê são perfeitos porque um é par do outro. Não está faltando algum ou tem cromossomo a mais. Ele disse que poderia ser algum problema de metabolização do ácido fólico ou alguma alteração do DNA. Ele explicou que alteração do DNA pode ser inerente da criança ou herdada. Não entendi muito bem a diferença, mas ele disse que dá para saber se foi herdada ou não através de um exame chamado exoma. Ele pode fazer esse exame por apenas 10.000 reais.
Se for uma alteração do DNA herdada há maior probabilidade de acontecer de novo em uma próxima gestação. Ainda assim tudo continuaria sendo possibilidades.  Desencanei, não vou mais ficar pensando nisso. Vou deixar as coisas acontecerem, continuar me cuidando e fazendo o pré natal.

Médico: "Uma coisa é o que a gente vê no ultrassom, outra coisa é o que a gente vê quando nasce. "

E, uma coisa é o que os médicos falam, outra coisa é o que acontece. Eu gravei a consulta para o Felipe ouvir. Ele ficou tirando sarro de mim porque eu perguntei para o médico se aconteceu isso porque eu fiquei  com o celular perto da barriga.
É muita coisa que pode dar errado na geração de um filho. Eu sempre cuidei muito de tudo, principalmente da alimentação. Sempre fui super enjoada com comida. Nunca gostei de coisas fritas, gordurosas, muito doce e refrigerante. Sempre fui apaixonada por frutas e sucos naturais. Gosto muito de legumes.
Como passei muita fome na época da faculdade eu entro em pânico quando começo a sentir fome hoje. Sempre que não consigo comer no horário e minha barriga ameaça roncar eu já entro em desespero e meu humor vai para o espaço. Por isso nunca fiquei muito tempo sem comer algo, sempre tenho uma fruta para beliscar. Todos os dias vou para o trabalho com uma sacola de coisas para comer, quase sempre frutas.
Não me sacrifiquei tanto para me formar para depois ficar passando fome. Pelo menos comer bem eu mereço. Foram vários sacrifícios para me preparar para ter o meu filho e garantir que ele não passaria por nada disso tudo.
Eu vou continuar fazendo tudo por ele porque ele merece. Não se desiste de um filho, mesmo que ele tenha lábio leporino e problemas no coração ou qualquer outra coisa. Filho é um compromisso para o resto da vida.

Nesta página ele diz que estamos gerando um menino cromossomicamente normal.



Nesta outra tem a imagem dos pares de cromossomos



Nenhum comentário:

Postar um comentário