sábado, 24 de janeiro de 2015

Aos meus amigos

Quando contei que estava grávida observei várias reações que eu não esperava nas pessoas. Na verdade eu me surpreendi bastante porque parece que de fato muitas pessoas acreditam que vou ser uma boa mãe. Se elas não acreditam elas me enganaram muito bem, porque para mim todos os sorrisos, abraços e palavras de felicitação pareceram sinceros.
Foi uma coisa tão bacana que eu fiquei até emocionada com a reação de todas as pessoas. Fiquei pensando que eu poderia ter contado logo de cara mesmo.
O mais legal foi que depois passei a me sentir super bem cuidada. Comecei a ganhar vários presentes. Eu não, né... o bebê. E não foi pouca coisa não, até o primeiro brinquedo surgiu logo de cara, é um leão de pelúcia que veio da África.


Mas as coisas tomaram um rumo diferente depois do ultrassom morfológico. Ninguém imaginava uma coisa assim e é uma coisa bem distante da realidade de todos que conheço e convivem comigo. Algumas pessoas perderam o bebê de aborto espontâneo nas primeiras semanas, mas isso é bem diferente. O meu está vivo e forte dentro da minha barriga, crescendo cada vez mais, só que todos os médicos insistem em dizer que ele pode ter morte súbita a qualquer momento ou que, se ele nascer, ele viverá só algumas horas.
Então, a frase que mais ouvi das pessoas após contar tudo para elas é a seguinte: "Eu não sei o que dizer.". Imagino que não mesmo. Ninguém passou por isso e, mesmo que a pessoa procure algo para falar é meio complicado saber como eu vou reagir ao que ela falar, então muita gente prefere não falar nada mesmo.
É claro que ouvi coisas super desagradáveis. Afe... pelo menos foi pouca coisa. 
Mas outra coisa que acontece também é que algumas pessoas se afastam. Eu até entendo, elas devem ficar desconcertadas, sem saber o que fazer mesmo. Talvez eu tivesse a mesma reação se fosse ao contrário. 
Fico muito feliz por todas as pessoas que se importam. Por todas as pessoas que perguntam se podem ajudar em algo, mas não há nada que possa ser feito, embora ouvir isso faça toda diferença. Como a cardiologista disse: "não há nada que pode ser feito, não está acontecendo isso por causa de algo que você fez. Quando você engravidou esse código genético já estava lá, para ele ser assim."
Eu sei que muita coisa ainda vai acontecer. Nesta noite até sonhei que eu tinha um bebê gordo e pesado que eu nem conseguia carregar no meu colo. Eu acho que meu subconsciente está mais otimista que eu embora eu ainda tenha esperanças de tê-lo comigo pelo menos até o final da gestação. Não acredito que ele vá ter morte súbita, embora fique o tempo todo pensando nisso. 
Enfim, vou focar nas coisas boas. Nos meus amigos tão carinhosos e atenciosos. Obrigada à todos.




Nenhum comentário:

Postar um comentário