domingo, 11 de janeiro de 2015

Tristeza

Estava me sentindo a super poderosa. Mesmo grávida consigo levar uma vida super ativa. Corro, nado, pedalo, planto bananeira. Trabalho, cozinho, planto árvores. Estava achando que estava acabando com aquelas mulheres que fazem a gestação de muleta para não fazer tudo que sempre fizeram.
Agora estou me sentindo a pior mãe do mundo. Estou totalmente arrasada e triste. Não consigo parar de chorar. Nunca mais vou criticar ninguém porque não existe receita de bolo para o sucesso de uma gestação. Você segue a risca tudo o que os médicos recomendam, você está bem, disposta, cheia de vitalidade e energia. Feliz vendo sua barriga crescer e sentindo seu bebê cada vez mais forte. De repente tudo desaba.
Fomos fazer ultrassom no dia 09/01/2015. Esse é o morfológico feito de 20 a 24 semanas. Eu estava com 21 semanas. Então a médica nos disse que o bebê possui lábio leporino e fenda palatina. Na hora eu pensei: tudo bem, isso se corrige com cirurgias e os resultados são surpreendentes.
Mas daí ela disse que ele também tem má formação no coração. Disse que ele tem hipoplasia do ventrículo direito. Daí eu fiquei péssima. Ainda perguntei se isso não poderia ser corrigido até o final da gestação. Ela disse que não. E ela disse algo pior, que quando o bebê tem esses dois problemas é muito provável que ele tenha uma síndrome chamada síndrome de Edwards, que é incompatível com a vida.
"Como assim, incompatível com a vida??"
"Espera, acho que entendi errado, repete de novo, por favor?"

Ela só disse que sabia que é difícil, mas mesmo que o bebê não tenha a síndrome ele teria que fazer várias cirurgias ao nascer.
Ela perguntou quando seria o meu retorno do pré Natal e sugeriu que eu voltasse antes da data marcada. Fomos direto para o consultório da Doutora que está fazendo o meu pré Natal mas ela está de férias. Liguei no celular dela e ela atendeu. Disse  para eu marcar uma consulta com um médico geneticista para avaliar se o bebê tem a síndrome mesmo. Mas ela disse que é pouco provável que ele não tenha e que todas as gestações que ela acompanhou a gestação não evoluiu bem e foi interrompida. Algumas gestações que foram até o final o bebê nasceu e morreu. Ela comentou algo sobre interromper a gestação caso confirme que é a síndrome. Depois ela disse que se não for a síndrome vai ser um transtorno mesmo assim porque o bebê vai ter que fazer várias cirurgias.

Estou em choque ainda. Como um bebê tão querido, planejado e cuidado pode ter defeito??? Tanta gente que usa droga, fuma, bebe, não se prepara, não quer mas engravida e tem filhos perfeitos!!!!! Por que com o meu bebê isso????

Ainda estou meio desnorteada. Estou tentando colocar a cabeça no lugar e assimilar tudo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário