quarta-feira, 28 de janeiro de 2015

Punção do líquido amniótico

O exame estava marcado para 11 da manhã, mas me ligaram mudando para 13 horas. Eu queria resolver isso logo, embora estivesse super nervosa. Para preencher a manhã fui podar umas árvores da frente de casa. Melhor assim.
Quando foi meio dia o Felipe chegou para irmos na clínica. Quando chegamos lá tive que assinar um papel dizendo que estou ciente dos riscos do procedimento, para a mãe e o bebê. A probabilidade de ter algum problema é perto de zero, mas a probabilidade de ter um filho com síndrome de Edwards também. O médico geneticista até brincou uma vez dizendo que eu poderia jogar na loteria. Assinei o papel e fui orientada a ficar com a bexiga cheia.
Logo o médico chegou. O mesmo médico insensível do outro dia chegou cheio de brincadeiras e gracinhas.
Deitei na maca e ele fez ultrassom para ver qual o melhor lugar para inserir a seringa. O bebê estava lá, mexendo como sempre.

Médico: "É macho, né? Olha o pipi alí."

Ele escolheu uma área boa e começou a esterilizar minha barriga.

Bruna: "Dói?"
Médico: "Você pode ficar tranquila que eu não vou sentir nada!"

Eu acho que ele percebeu que eu estava nervosa e estava tentando quebrar o gelo.

Médico: "Está gelado? Já já esquenta porque na esterilização a gente flamba, daí fica quentinho."

Ele jogou tanto álcool na minha barriga e era gelado mesmo. Depois ele colocou outro tecido estéril em cima das minhas pernas para colocar todos os materiais que ele iria usar. Foi quando eu virei a cabeça e fechei os olhos. O Felipe ficou olhando tudo. Depois ele me explicou o que eles fizeram e eu quase desmaiei só de ouvir.
Doeu igual tirar sangue mesmo. Super suportável. O problema é só a tensão. Medo de espetar o bebê. Vai que ele resolve virar uma cambalhota na barriga... por isso que eles ficaram o tempo todo com o ultrassom ligado olhando tudo o que estava acontecendo enquanto extraiam um pouco de líquido.
O Felipe disse que enfiaram uma agulha fina, depois tiraram para enfiar uma mais grossa e depois tiraram essa e enfiaram uma mais grossa ainda. Com essa última agulha eles encheram 3 frasquinhos com líquido, só que no primeiro saiu sangue no começo. Afe... ainda bem que eu não vi nada.
Durante o exame tive a sensação que eu tinha feito xixi porque senti tudo molhado. Falei isso para ele e ele disse que não tinha problema e continuou. Depois eu vi que não era xixi, era álcool que tinha escorrido mesmo.

Médico: "Você foi ótima."

Eu desconfio que muita mulher deve ter ficado bem nervosa nesse exame. Ele já deve ter presenciado muita coisa durante essa punção.
Depois fomos para outra sala e ele foi olhar o resultado do ecocardiograma.
Falou um monte de coisas. Disse que iria ligar para a dr. Ana Paula mas que achava que com esse coração o bebê não vai viver nem algumas horas. Será? Eu não sou médica, mas o bebê já chegou até aqui!

Médico: "Vou colocar um esparadrapo na sua barriga que é para quando você beber água ela não escorrer."



Agora eu tenho que esperar o resultado desse cariótipo para saber se o bebê tem a síndrome de Edwards mesmo.


3 comentários:

  1. Oi Bruna, estava lendo o seu relato sobre o exame de punção do líquido amniotico. Vou fazer semana que vem, pois os meus exames deram alterados para toxoplasmose... então estou lendo alguns relatos sobre esse exame que nos assombra.
    Como foi o teu? Já pegou o resultado? Como foi o pós, vc repousou? Tenho tanto medo que aconteça algo com o meu bebê.

    Camila.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Camila! No meu caso foi tranquilo, deu tudo certo, o médico ficou monitorando os movimentos do bb com ultrassom o tempo todo. Felizmente ele ficou quietinho e deu para coletar o material suficiente para análise.
      Esses exames são super caros e não são todos os convênio que cobrem, no meu caso eu tive que pagar uma parte.
      Pensando bem hj eu não teria feito esse exame.
      Não teria feito pq não iria mudar minha decisão de não interromper a gestação e, no final das contas, esse exame foi repetido qdo o Dário nasceu, ou seja, descartaram o resultado desse que fiz qdo estava grávida.
      Eu fiquei super tensa na hora. Fiquei com mto medo e já estava com mto medo de mta coisa. Acho que teria me poupado de mais tensão e desgaste. Tive pesadelos que o bb se mexia e a agulha espetava ele.
      Antes de fazer o exame tive que assinar um termo afirmando que estava ciente dos riscos. Fiquei com medo sim... Felizmente deu tudo certo e passou. Hj o Dário está ótimo e nem parece que já passou por tanta coisa!
      Eu não sei como é no seu caso, se vc tem a opção de não fazer, não faça! Pq a gente fica mais sensível na gestação e toda tensão que puder ser poupada é válida! Por outro lado, se vc não tiver opção tente ficar calma e pensar positivo!
      Estou aqui na torcida por vc e seu bb.
      Grade abraço!!

      Excluir
    2. Muito obrigada pela resposta Bruna. Fico feliz de saber que está tudo bem com o seu bebê e mais calma de ver que o exame mais assusta mesmo, mas no final das contas, dá certo.
      No meu caso o médico sugeriu que eu fizesse, pois caso o bebê tenha sido contaminado eu já posso iniciar o tratamento desde a gestação, e isso muda muito... O tratamento desde a gestação tem bons resultados. Então, vou fazê-lo, pelo bem do meu bebê mesmo! Obrigada pelas palavras positivas. Abração!

      Excluir