quinta-feira, 22 de janeiro de 2015

Médico insensível

Então fomos no médico geneticista encaminhados pela obstetra. Conseguimos um encaixe rápido até, liguei na sexta e a consulta ficou para terça.
Chegando lá ele fez várias perguntas sobre medicação que tomamos, nossa ascendência, casos de má formação na família, nossa idade e sobre as vitaminas que tomei.
Os médicos recomendam tomar ácido fólico 3 meses antes de engravidar e também nas primeiras 12 semanas de gestação. Depois eles indicam algum polivitamínico para tomar até o final da gestação e também enquanto estiver amamentando.

Médico: "Você tomou ácido fólico?"
Bruna: "Sim, por 8 meses antes de engravidar e 3 meses depois."
Médico: "Qual a marca do ácido fólico que você tomou?"
Bruna: "Não lembro."
Médico: "Como você não lembra? Como você vem aqui se você não sabe qual a marca do ácido fólico que você tomou?"
Bruna: "Mas a marca do ácido fólico faz diferença?"
Médico: "Lógico que faz!"

Daí eu comecei a chorar igual a uma idiota. Óbvio. Médico idiota. A gente já está tentando entender o motivo de isso ter acontecido com a gente, então eu penso: "Aconteceu tudo isso porque eu não tomei o ácido fólico da marca certa!". Mas daí eu lembrei que quando foi para começar a tomar o ácido fólico eu perguntei a marca para o ginecologista, ele respondeu o seguinte: "Pode ser qualquer um que tenha 5mg. Todas as marcas são boas, o que importa é a quantidade.". Então, sempre que eu ia comprar o ácido fólico eu sempre olhava a quantidade.
Esse médico geneticista me viu chorando e acho que ele se tocou que tinha pegado pesado.

Médico: "Calma, você está na média. Isso pode acontecer com qualquer um. Eu preciso saber mesmo é quantas mgs tinha o ácido fólico que você tomou.
Bruna: "5mg."

Médico idiota, demente, retardado.

Continuamos conversando e daí ele perguntou se eu não tinha feito a translucência nucal que é o ultrassom que é feito com cerca de 12 semanas de gestação. Eu fiz e não deu alteração. Eles tiram uma medida da nuca do bebê que pode indicar se o bebê tem uma síndrome ou não. O meu tinha dado normal.

Bruna: "Eu tenho o resultado da translucência aqui, quer ver?"
Médico: "Sim."

Peguei a pasta e entreguei para ele. Era a pasta do laboratório que eu fiz o exame. Ele pegou a pasta do laboratório e já foi dando esporro de novo:

Médico: "Que laboratório que é esse? Por que você foi fazer ultrassom lá? Isso não é laboratório!"

Sério, tem médico que se acha um ser superior mas não passam de idiotas. Ele poderia ter o mínimo de delicadeza. Eu não sabia que esse laboratório era ruim.

Pasta do exame da translucência nucal


Pasta do exame do morfológico




Nenhum comentário:

Postar um comentário