terça-feira, 7 de julho de 2015

2 meses!

Que beleza! Mais um mesversario do meu bebê!
Mas sem bolo, claro, só que com muito leite, do meu leite! Só uma mamada ontem não foi do meu leite, fiquei tão feliz!
Hoje fomos na fono, ela pesou e deu 4,670kg. Está aumentando bem o peso!
Estou bem feliz porque dá para ver que o Dário está se desenvolvendo bem, está ficando cada vez mais esperto. Presta atenção em tudo.
Ele começou a ficar cianótico mas fiquei prestando bastante atenção nele para entender essa cianose. Ele começou a ter muita cólica de uma semana para cá e ele também começou a ficar muito mais ativo. Fica mais tempo acordado.
Quando está com as crises de cólica ele chora demais. Demais mesmo. Fica horas chorando. Eu tento de tudo, faço massagem na barriga, coloco bolsa térmica, tento segurá-lo numa posição diferente, mas nada. Ele só chora, chora e chora.
Daí a cianose vem com tudo. É muito esforço. Durante o choro a oxigenação cai porque ele não respira direito. Se acrescentar um pouco de frio que tem feito nos últimos dias daí a coisa fica pior ainda, porque o frio também deixa o bebê com a aparência de cianose. O pézinho sempre fica azul quando está gelado.
Por que as cólicas vieram só agora? A fono disse que pode ser reação do leite de vaca. A digestão dele é mais difícil, é tipo uma feijoada.
Mas só agora? Eu pensei que pudesse ser porque comi algo que alterou o meu leite. Ela disse que é pouco provável, que a reação do leite de vaca pode demorar para acontecer mesmo. Daí ela começou a falar sobre proteínas hidrolisadas, que são mais leves para o bebê digerir, que tem que observar mais essas cólicas para entender melhor se é o caso dele.
Então estou fazendo o teste de aumentar cada vez mais o meu leite e ver se ele tem cólica. Ontem ele não teve e ele tomou muito do meu leite nos últimos dois dias. Hoje ele fez um côco muito diferente, bem mais claro e bem mole. Eu nem percebi que ele estava fazendo côco. Só percebemos quando fomos tirar a roupa dele para a fono pesar, daí tivemos que esperar até que ele terminasse o serviço.
Se tivesse pesado antes de ele fazer esse côco acho que teria dado cerca de 200g a mais. Sempre que pensávamos que ele tinha terminado e eu começava a limpar o bumbum dele vinha mais um monte de côco. Era só levantar as perninhas para limpar o bumbum que pressionava a barriga e saia mais um monte.
Agora que eu pensei que talvez eu ficasse com vergonha de ler isso caso fosse algo que minha mãe tivesse escrito de mim. Mas eu só queria registrar que dá muita diferença quando está tomando leite materno. O bebê sofre menos de cólica.
Da última sexta até ontem foram dias maravilhosos que eu precisava de verdade para poder me recuperar de todo transtorno das consultas dos últimos dias. O meu leite até aumentou bem nesses dias. Precisava desse tempo aqui, só nós dois. Até a louça ficou acumulando na pia, não quis saber de mais nada.
Até o leite que pingou no chão quando fiz as ordenhas ficou lá. Deixa lá, o importante é eu ter tempo para ordenhar, amamentá-lo e depois me alimentar também, claro. Se eu não me alimentar meu leite vai sumir e não é esse o objetivo. Essas são as prioridades. Se sobra algum tempo eu passo as roupas dele, é o que vem depois na lista das prioridades. Pelo que sei é importante passar as roupas do bebê.
Ah, antes de passar as roupas dele vem dormir.
Fica algo assim:

1) fazer ordenha
2) amamentar
3) me alimentar, isso pode ser rápido se for um lanche ou demorado se tiver que fazer almoço ou janta
4) dormir, se não tiver dado o horário da ordenha de novo e eu estiver com sono
5) passar roupa, se não tiver dado o horário de fazer ordenha de novo e se tiver roupa para passar. Pode ser substituído por lavar roupa
6) qualquer outra coisa 

Se eu não cuidar de mim, quem vai? Fico sozinha em casa. E outra, se eu fica doente quem vai cuidar do Dário? Ninguém cuida dele tão bem quanto eu. Toda mãe deve dizer isso. Mas é verdade. Eu não tenho preguiça de tirar o leite, de dar leite para ele, de esterilizar as mamadeiras, de trocar a fralda, de nada. E tem mais, eu faço tudo isso sempre com muita boa vontade e não perco a paciência com ele nunca. Não faz sentido nenhum perder a paciência com um bebê. Eu não tenho preguiça e não tenho medo de cuidar dele.
Logo que me mudei para Campinas encontrei uma senhora sentada num banco olhando a foto de um bebê lindo. Eu comecei a conversar com ela e ela me explicou que era o neto dela. Quando a filha estava grávida os médicos haviam dito que o bebê tinha vários problemas e que não sobreviveria. Nunca tinha ouvido uma história assim.
Mulher: "A única coisa que ele tem é peraltice."
Eu nunca esqueci disso por vários motivos:
1) os médicos haviam errado feio
2) o bebê não se parecia em nada com ela, tinha os olhos super azuis e ela não
3) nunca tinha ouvido a palavra peraltice

Isso foi em 2007. Quem diria que eu iria passar por algo tão semelhante! Parece ser algo tão distante de se acontecer. Hoje eu conto uma história tão maluca quanto. Uma parte mais maluca que a outra. Até eu ter leite é maluco. E olha que eu não tomei nada de plasil ou equilid. Sou meio resistente a tomar essas coisas. Já me basta estar tomando o remédio da pressão. Chega de remédios.
 A única coisa que eu preciso de verdade é ficar aqui com ele. Um curtindo o outro. Com certeza ele não curte nem um pouco esses médicos tirando mexendo nele o tempo todo.

Dário dormindo dentro do Ofurô






4 comentários:

  1. Mesversario!! Ehhhh! Ninguém cuida dele como vc msm... Parabéns! Ele tah lindo e forte! Ele vai se orgulhar muito qndo ler td isso e souber o qnto vc dedicou cada segundo da sua vida pra ele Bruna!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, ele está lindo mesmo! Cada dia mais gatinho.

      Excluir
  2. Que gracinha! Dormindo no banho! O meu parece que faz é despertar. Rs. Acho que o coco e menos cólica foi o seu leite mesmo! A natureza sabe o que faz!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é! Adoro colocar ele no baldinho!
      Tomara que meu leite continue vindo :)

      Excluir