domingo, 5 de julho de 2015

Produção diária de leite

Não é todo o leite que ele toma no dia mas já é alguma coisa. Muita gente não acredita que eu tenho leite por causa de todo transtorno, mas ele está saindo e aumentando a cada dia. Ainda acho que uma hora vou conseguir produzir todo o leite que ele consome.
Conversei com vários médicos e eles me disseram que não há problema em eu andar com a bomba manual de extração de leite na bolsa para poder fazer ordenha na rua. 
Como o Dário tem necessitado de acompanhamento semanal dos médicos eu sempre passo muito tempo com ele na rua e isso tem dificultado as ordenhas. Com a bomba eu posso fazer a ordenha até dentro do carro, daí ele toma leite fresquinho e eu continuo estimulando a produção.
Ontem eu registrei todas as ordenhas que fiz. Poderia ter feito mais uma no intervalo das duas últimas, mas nós fomos na casa da mãe do Felipe e eu não imaginei que fossemos ficar tanto tempo lá. Lição aprendida: andar sempre com a bomba na bolsa, mesmo que eu ache que vá voltar logo.

2:15 - 125ml


6:50 - 125ml


9:40 - 80ml


12:40 - 60ml


16:45 - 90ml


22:00 - 100ml


Ao todo foram 580ml. Precisaria de mais uns 300ml para garantir tudo o que ele consome no dia. O resto eu complemento com enfamil. 
O contato com o bebê durante a amamentação também influencia para estimular que venha mais leite. Eu não tenho isso, é sempre essa bomba extraindo, bem diferente de como seria caso fosse o Dário mamando direto no meu peito. Por isso que eu não ligo dele dormir comigo. É como se fosse uma forma de compensar isso.
Todos sabem que o leite materno é o melhor alimento para o bebê. No caso do Dário ainda é mais importante porque em breve ele será operado e o leite materno faz com que ele esteja imunologicamente mais fortalecido. Eu me sinto mais segura assim para quando ele for para a cirurgia. Sempre ouço falar de casos de infecção hospitalar e faz todo sentido uma criança imunologicamente mais forte estar mais protegida contra isso. 
Outra coisa, eu exagero no leite. Fico o tempo todo oferecendo mamadeira, mesmo que ele não esteja acordado. Fico pensando que se ele for operar e ficar internado, no soro, ele vai perder peso. Se ele operar o lábio e ficar com dor ele não vai conseguir se alimentar direito e vai perder peso. Se ele estranhar a boca nova ele não vai se alimentar bem e vai perder peso. Eu só consigo visualizá-lo perdendo peso após a cirurgia. Por isso fico engordando ele, para que ele não fique tão magro depois disso. 
Então ele está dormindo no mais profundo dos sonos e eu chego com uma mamadeira e alguém fala: "Deixa ele dormir?".
Não deixo. Finjo que não ouvi e encho o menino de leite de novo. É por isso que nunca confio deixar o Dário com outras pessoas, ninguém vai querer fazer isso e ninguém sabe o tanto que me será desesperador vê-lo emagrecendo e ficando raquítico, caso isso aconteça.
O pior cenário é ele operar o lábio, ficar uma semana perdendo peso e depois ter uma piora do coração e ter que operá-lo imediatamente. Daí ele fica mais não sei quanto tempo internado perdendo mais peso ainda.
O filho é meu e eu encho ele de leite do jeito que eu quiser. Ele nem está gordo.






2 comentários:

  1. Parabéns Bruna! É admirável! É triste algumas mães não querer amamentar seus filhos e não entendem a importância do leite materno como você. Nossa! Quanto leite! O meu filho também toma leite materno, sério que sai isso tudo?! Maravilha! Se não me engano, hoje dia 06, o Dario faz 2 meses!! Êêê! Viva! Parabéns pra ele!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Dois meses mesmo!!!!!!!
      Meu menino crescendo lindo e forte!!!
      Que bom que você também amamenta seu bebê! Ele é um bebê privilegiado!!!!
      De fato é muito triste quando uma mãe deixa de amamentar seu bebê por opção. Nada se compara ao leite materno para o bebê.
      Que nós continuemos tendo muito leite para nossos pequenos!!!

      Excluir