sexta-feira, 31 de julho de 2015

Lactário

Aqui no beneficência portuguesa não tem banco de leite mas tem lactário. O lactário daqui dá de 20 a 0 no banco de leite da maternidade de Campinas.
O lactário tem bombinhas de leite, é uma bomba bem simples, da mais barata, mas é muito melhor que fazer ordenha na mão como é na maternidade. Mas a grande diferença é o fato de podermos trazer nossa própria bomba! Meu olho brilhou quando disseram isso. Agora, quando eu chego para ordenhar elas já entram e colocam minha bomba esterilizada na mesa, eu tiro o leite rapidinho e elas guardam. Bem legal.
Fiz várias ordenhas desde que cheguei e foram todas para o lixo porque o Dário não podia receber nada e elas só guardam o leite por 12 horas. Essa é a diferença de lactário para banco de leite. Aqui eles não pasteurizam o leite para armazenar por meses.
As mulheres que trabalham no lactário são maravilhosas. Todo o tratamento é perfeito. A primeira vez que entrei aqui no lactário eu estava chorando igual criança porque já tinham horas que eu queria tirar leite, eu estava com os peitos cheios, o Dário com fome e não tinham deixado eu ir até o lactario até dar entrada na internação. Estava ficando aflita de vê-lo chorando de fome.
Elas me receberam e foi um tratamento de tirar o chapéu. Sai de lá rindo.
Isso porque aqui todo o tratamento é muito bom. As pessoas são muito atenciosas com os pacientes e familiares. Eles cuidam mesmo. Tive muita sorte. Não tem ninguém azedo aqui. Só gente de primeira qualidade.
Na maternidade o tratamento deixou muito a desejar e eu não acho que eu estou exagerando. Eu não acho que eu estava errada em chegar chorando no banco de leite. Eu era uma paciente e ninguém usa o banco de leite porque está vivendo um conto de fadas. Elas deveriam saber que estão lidando com mulheres que muito provavelmente estão emocionalmente alteradas e deveriam ter o mínimo de tato com elas. Se elas não querem lidar com pessoas emocionalmente alteradas elas não deveriam trabalhar num banco de leite ou num hospital como um todo.
Estou super feliz mesmo porque sei que aqui ele está sendo bem tratado. É uma pena que existam tantos lugares com péssima estrutura ou péssimos profissionais. É uma pena que tantas pessoas tenham que se sujeitar a serem tratadas nesses lugares por falta de opção.
A opção de vir para cá surgiu a semana antes do Dário nascer devido ao novo trabalho do Felipe. Lá ele tem o convênio do Bradesco para toda família. Se eu soubesse que a maternidade de Campinas seria tão traumática eu poderia ter vindo para cá se a equipe que fez o parto topasse vir. Pelo menos o Dário teria ficado numa UTI melhor e eu não teria me estressado tanto.
Outra coisa maravilhosa do lactário é que eu posso entrar em qualquer horário para fazer ordenha. No banco de leite da maternidade tinham 3 horários toscos e as mulheres ficavam entrando na sala de minuto a minuto perguntando se eu já tinha terminado a ordenha. Bruta falta de bom senso e pressão psicológica, o que me faz pensar que o banco de leite da maternidade de Campinas é um pedaço do inferno na terra.
Talvez, daqui uns 100 anos eu tenha superado e esquecido a raiva que passei naquele lugar e essa história tenha outra entonação, uma que não apareça a palavra inferno.
Hoje o Dário fez a cirurgia cardíaca e já recebeu leite materno. Está se recuperando melhor do que eu imaginava. Já está respirando sozinho e está acordando. Eu estou indo dar mamadeira para ele, o Felipe trouxe todas as que temos em casa e estão colocando meu leite nelas porque ele só pega o bico específico para o tipo de fenda dele e não tinha aqui. Se fosse lá na maternidade será que conseguiriam pensar fora da caixinha e deixar eu trazer as mamadeiras dele?
Ele fez uma cirurgia cardíaca hoje de manha e às 21 horas ja estama mamando, lá ele só tinha nascido e ficou dias passando fome porque ficaram com medo de dar leite.
O Dário é demais. Todos o subestimaram e olha só, ele está aqui. A saturação dele está ótima, em torno de 90%. Amanhã o Felipe vai voltar para passar o final de semana com a gente e trazer mais roupas para mim. Estou super feliz. Feliz de verdade. Precisava mesmo de todo esse suporte. Todos merecem.
Tem um vídeo meio ruim mas ajuda a entender um pouco. Dá para ver que a saturação estava em 57% e o Dário como se nada estivesse acontecendo. Tem cardiopatias bem silenciosas mesmo.


Um comentário:

  1. Que bom Bruna! Eh muita felicidade ve los tão bem! Beijos nessa delicinha!

    ResponderExcluir