sexta-feira, 10 de julho de 2015

Remédios

Foram 3 consultas mais duas vacinas nesta semana. Semana chuvosa.
Primeiro foi a fono na terça de manhã. Ela viu a resposta da sobrapar e me orientou sobre o que conversar com a cardiologista.
Na quarta saímos cedo debaixo de chuva. Primeiro fomos no posto tomar vacina. Ele tomou duas, uma oral e outra na perna esquerda. Depois fomos na pediatra. Ela ficou feliz com o peso dele, deu 4,740kg. Ele está ganhando peso e saiu da curva do peso mínimo.


A quarta foi complicada porque a tarde tinha que ir na cardiologista. Ela fez ultrassom do coração e olhou o resultado dos exames que ela tinha pedido. Era um raio x do tórax e um eletrocardiograma.
Depois de analisar o Dário ela achou melhor passar um remédio para ajudar a segurar a cianose, pelo que entendi. É um remédio manipulado. A pediatra também passou um remédio para quando ele tiver cólicas, porque quando ele tem a cianose piora muito e eu fico louca. Piora por causa do choro.
A cardiologista sugeriu ver se o plano do Bradesco cobre operar o coração em São Paulo. Disse que a cirurgia que ele vai ter que fazer não é fácil e que lá tem ótimos cirurgiões. Ela passou o nome de todos eles para eu tentar marcar uma consulta.
Ela disse que de 0 a 10 em dificuldade essa cirurgia vai ser 9 mas será uma cirurgia definitiva. Se for para operar em Campinas ela acredita que o cirurgião daqui vai querer fazer essas correções em dois tempos, mas que os locais que corrigem o lábio só vão querer corrigir após realizar as duas. A vantagem nesse caso é que seriam cirurgias com 5 em dificuldade.
Faz uma 9, mas faz só uma e já fica livre para mexer no lábio ou faz duas mais simples mas demora mais para começar a mexer nele?
Ela acha que ele já vai precisar operar com 4 meses. Então tenho que me preparar para vê-lo internado de novo. Vai ser estranho ele não estar em casa.
Hoje nós fomos na farmácia mandar manipular o remédio da cólica e do coração. Quando olho para um canto sejo uma revista da sobrapar.


Seria bom mesmo se desse para ele operar aqui. Não ficou claro para mim se após finalizar a correção cardíaca se ele ainda assim vai precisar de suporte de UTI no lugar que for operar o lábio. Na sobrapar não tem suporte de UTI cardíaca, então a cardiologista não liberou para operar lá. Ela perguntou se não tem como ele operar o lábio em São Paulo, já que o problema é a distância de Bauru. Isso é verdade, tem tudo lá em São Paulo, será que não tem algo semelhante ao Centrinho?
Toda noite agora eu sonho que estou voltando para o Mato Grosso do Sul. Eu sempre disse que a única coisa que me segura em Campinas é o Felipe que acha que nenhum lugar do mundo é melhor que Campinas mas agora parece que fiquei presa aqui de verdade. Digo aqui no estado de São Paulo.
Sempre lembro de uma amiga minha, quando o filho dela era pequeno ele estudava numa escola na frente da casa dela. Teve uma época que alguns meninos começaram a bater nele no recreio. Então, sempre que dava o horário do recreio ela ia atrás do muro da escola e ela consegui ver as crianças brincando lá dentro. Ela queria ver os meninos que batiam nele e deu certo. Quando ela os viu ela brigou com todos de lá de cima do muro mesmo.
Quando ela me contou isso ela finalizou com a parte que nunca esqueci, ela disse que não tinha corrido risco de vida para gerar e colocar o filho dela no mundo para depois ficarem batendo nele.
Nunca tinha pensado nisso. E não é só isso, a gente passa por tanta coisa que só de imaginar o bichinho sofrendo já dá um coisa.
E quantas vezes ele vai ter que ficar internado? Mas vai ser para o bem dele mesmo? Ele precisa ser operado?
A cardiologista disse que a transposição das grandes artérias e a estenose da pulmonar são coisas difíceis de corrigir. Fora isso ainda tem o.ventrículo direito hipoplasico. Ele terá que ser aumentado, então ela disse que tem que cavar. Na hora eu imaginei alguém abrindo um buraco no chão. Tipo isso, será? Mas como cava um músculo?
Por que tantas alteracões num coração só?
Será que se ele tivesse nascido uns 100 anos atrás ele seria uma daquelas crianças que tem morte súbita? Porque nada disso teria sido descoberto da forma como foi. Essa foi uma das coisas que a cardiologista perguntou, se teve na família algum bebê que morreu de repente. Teve um primo meu que foi assim, ele tinha um mês e meio, quando foram ver ele estava morto no berço. Daí ela não considerou porque ele é parente distante do Dário. No lado da família do Felipe não tem. Não que nós saibamos porque tem isso, muitas pessoas escondem essas coisas. Não sei qual a vantagem, só prejudica o resto da família que precisa de informações.
Estou cansada, queria dormir. Não dormir por horas e horas, só dormir e acordar sem preocupações.

Nenhum comentário:

Postar um comentário