sexta-feira, 31 de julho de 2015

Internação do Dário

"Quando eu li TGA pensei que fosse um recém nascido e mandei vir esse bercinho mas quando cheguei aqui vi que seu filho é um boi!"

Assim a médica disse logo que entrou na UTI. O Dário estava lá no bercinho com os pés para fora dele. Depois veio um berço maior para ele. Só pude rir dessa médica que falou outras tantas coisas assim, na brincadeira.

TGA é a transposição das grandes artérias. Eles não vão corrigir isso agora porque se fosse colocar a artéria no ventrículo certo, o direito, eles acham que ele não aguentaria o serviço porque ele está hipoplasico. A ideia é fazer uma cirurgia paliativa para ajudar a manter uma boa oxigenação e esperar que esse ventrículo se desenvolva. Como o coração é um músculo eu não sei se essa cirurgia também pode, de alguma forma, exercitar esse lado que está subdesenvolvido ou desacelerar o crescimento do lado esquerdo. Não é bem um crescimento, é que o lado esquerdo ficou mais "musculoso" porque ele está sobrecarregado com as duas artérias. Então não é bem uma TGA, é uma dupla saída do lado esquerdo.

Ontem consegui vir para São Paulo com quase meio litro de leite de reserva. Eu deveria ter comprado uma garrafa térmica para colocar esse leite, porque depois ele esfriou e acabou perdendo. Na consulta com a doutora Sonia Meiken ela mediu a saturação do Dário e já ligou no hospital Beneficência Portuguesa para a outra médica da equipe ir agilizando a internação dele.

A clínica fica a duas quadras do hospital, chegamos nele e dei entrada na internação. Fomos chamados para a triagem e todos me perguntavam qual a saturação basal dele.

"Mas não te orientaram a comprar um oxímetro?"

Os médicos tinham me falado que se o Dário tivesse algum problema eu iria perceber. Então não comprei o oxímetro porque eu não queria ficar paranóica com números. Mas não é bem assim, o corpo dele estava se adaptando a essa falta de combustível e isso pode comprometer o desenvolvimento dele. A saturação dele estava super baixa e ele dando risada para qualquer enfermeira que vinha conversar com ele.

Na triagem ficamos esperando liberar uma vaga na UTI cardíaca. Chegamos por volta de meio dia e o quarto só foi liberado por volta das 18 horas. Estava sem vaga.

"Você teve sorte, tem gente que fica 3 dias aqui esperando."

Ele estava com os monitores e toda hora o aparelho apitava porque a saturação estava baixa. Chegava a menos de 50%. O curioso é que quando ele chorava para valer a saturação ia para 100%.

Como assim? Ele não ficava azul quando chora? Estavam todas as enfermeiras impressionadas.

"Deve ser porque quando ele chora abre tudo."

E ele chorava de fome. O leite estava frio na bolsa e eu com os peitos explodindo de leite.

"Posso ir no lactário retirar leite para ele tomar quentinho?"

Mas a resposta era sempre que eu só poderia ir lá depois que liberassem o quarto. E o Dário chorava e a médica vinha me falar para deixar o cano de oxigênio sempre perto do nariz para aumentar a oxigenação.

"Não é isso, ele está com fome, eu estou falando que eu preciso tirar o leite para dar para ele que ele está com fome. Ele não quer esse caninho de oxigênio, ele quer leite."

Daí a médica vira e me pergunta se quero uma fórmula. Ai ai...

Na noite anterior eu estava em casa com calafrios tremendos e uma dor absurda na mama esquerda. De novo essa história. Mas é que tem leite demais, por que vou dar fórmula para ele?

O fato é que eu estava ficando estressada demais, estava com sono, com fome, cansada, queria deitar. O Dário estava estressado, com fome e com sono. Eu estava brava de vê-lo daquele jeito sem poder fazer algo. A bomba estava suja na bolsa porque eu já tinha feito ordenha com ela no consultório da médica. Aquele aparelho não parava de apitar no meu ouvido e eu já estava quase destruindo ele. Todos já tinham visto que a saturação dele não ia subir, por que não desligavam aquele negócio?

Ele pode ficar com uma acompanhante no quarto, então o Felipe voltou para Campinas para trazer uma mala de roupa para mim. Estou parecendo aquelas mães que deixam os filhos escolherem a roupa delas por uma semana. Ele saiu às 16 e voltou às 21 horas com as roupas.

O Dário tinha entrado na UTI e ainda não tinham deixado eu entrar. Por fim, entramos juntos e a médica veio falar do boi.

Eu tinha ido no lactário e tirado quase 3 mamadeiras, mas jogaram fora porque ele já estava de jejum para operar às 7. Ele estava muito pálido.

Foi um alívio saber que ele vai operar mas não esperava que fosse uma cirurgia paliativa. Então a tensão de espera de cirurgia cardíaca vai permanecer.

O Dário pode ter um acompanhante mas nessa noite ele ficou fazendo os exames e eu não pude ficar. Depois dos exames foi a preparação para a cirurgia, colocando coisas como acesso e sonda. Para realizar esses procedimentos eles pedem para o acompanhante sair da sala.

Dessa forma eu fui para um hotel do lado do hospital. Tomei um banho e voltei para o hospital. Fiquei esperando mas não pude entrar na UTI. Fui para o hotel depois de meia noite e dormi até às 4. Quando foi 4:20 eu estava na UTI de novo. Pelo padrão de São Paulo o hotel é super barato. Aqui é tudo caro e o hotel ficou em R$80,00. Depois vou ver se consigo ficar no hospital com o Dário.

Quando foi 7:30 chegou um médico que faz parte da equipe da cirurgia. Ficam em torno de 5 médicos na cirurgia. Mas ele não era o anestesista e só o anestesista pode tirar o bebê da UTI. Depois das 8:00 levaram o Dário.

Agora tenho que esperar. O hospital é ótimo, tem uma estrutura de primeira. A equipe é fantástica, são médicos super renomados. O Dário é ótimo, é meu filho, um boi. Tudo acontece do jeito que tem que ser, isso já ficou claro. Segui toda receita de bolo antes de engravidar e o coração dele veio assim porque tinha que vir assim.

"O coração deles vem assim para fortalecer o nosso."



2 comentários:

  1. Hehe um boi! Td isso sem fórmula, olha q orgulho! Ele ficará bem... To voltando aqui o dia inteiro pra ver se tem notícias! Pensamento positivo! Ele eh um guerreiro e vc tb! Bjs

    ResponderExcluir
  2. Bruna estou aqui, logo logo ele sairá da cirurgia e ficará muito melhor!

    ResponderExcluir