quinta-feira, 17 de setembro de 2015

Ecocardiografia animado

Depois de todas as tentativas frustradas de fazer a angiotomografia a cardiologista pediu um ecocardiograma e exames de sangue.
O laboratório veio ontem fazer a coleta de sangue. O Dário está cheio de hematomas pelo corpo por causa de todas tentativas de pegar acesso, toda hora que eu olho ou lembro disso me dá vontade de chorar. Ele está ficando cada vez mais assustado e estressado. 
Quando vi o funcionário do laboratório chegando eu já comecei a chorar por dentro. De novo não. 
Ele foi embora sem tirar o sangue. 
É difícil tomar esse tipo de decisão. Isso pode significar dias a mais no hospital. Isso se perde a janela de tempo que o cirurgião está disponível para operar. 
Eles passam muito tempo fora do Brasil. 
Mas eu olhei para os bracinhos dele e não deu outra, o rapaz foi embora sem coletar o sangue. 
O cirurgião vai ficar sem esse resultado para agora. Sem esse exame para tomar suas decisões. 
Passei o dia naquela tensão de que o laboratório poderia voltar a qualquer momento. Como o dia foi de calor o Dário estava de maga curta. Hematomas a mostra. 
O laboratório não veio mas quando faltava pouco para as 15 horas nos chamaram para fazer o ecocardiograma.
"Putz, bem na hora do leite."
"Você não quer ir embora daqui logo?"
Fomos fazer o exame. A última sonda de leite tinha corrido ao meio dia. Já fui sofrendo por antecipação imaginando o Dário chorando assustado e com fome durante o exame.
Quando chegamos ficamos esperando por quase 20 minutos até nos chamarem. Eu estava tentando manter a cabeça no lugar mas ela já foi para o espaço desde o ultrassom morfológico quando eu estava com 21 semanas de gestação.
Quando nos chamaram eu entrei no local e lá estava a mesma médica que fez o ecocardiografia mais traumatizante de todos. Ou, pelo menos, tentou fazer.
Eu expliquei para ela que ele já estava com 20 minutos de atraso na mamadeira e que da última vez que ela tentou fazer o eco do Dário ela teve dificuldades e demorou demais para o exame terminar. Falei que não queria que ela fizesse o exame.
Um médico com o ego ferido pode ser uma coisa super desagradável. Ele perde toda a sensibilidade e empatia que algum dia teve. Se é que teve.
Ela é residente, na hora eu estava tão brava que eu soltei um: pensei que um médico fosse fazer o exame, não uma residente.
Isso porque eu já reclamei várias vezes que acho absurdo expor um bebê a tanto transtorno e o exame sempre demora demais quando um residente começa fazendo. Todas as experiências que tive foram péssimas.
É claro que sei que residentes são médicos, mas não me expressei bem.
Ela soltou um: eu sou médica! Sou formada em bla bla bla bla bla!
Eles se acham tão superiores mas essa falta de bom senso os coloca no chão.
Não quero que as pessoas tenham dó de mim e me tratem como uma criança, mas isso tudo é muito pesado e não é qualquer um que aguenta numa boa. Isso é o mínimo que eles deveriam entender.
O Dário foi furado mais de 10 vezes enquanto tentavam pegar o acesso, ele está todo machucado. Até aí eu entendo que foi um sofrimento meio que inevitável. Um ecocardiograma não dói mas sempre assusta ele porque ele é um bebê como qualquer outro. Ficar estendendo o exame seria colocar mais tortura na semana dele que já foi um inferno.
Mas daí eu acho que ela se sentiu desafiada. Ela começou a fazer o exame e dava para ver que ela estava muito brava.
Mas dessa vez ela não ficou falando: Aí meu Deus, o que é isso?"
Ela também não saiu da sala para buscar reforço e voltou com outra residente que quando ela perguntava o que era o que estavam vendo a outra respondia que também não sabia.
Ela fez o exame rapidinho. Mas essa nem foi a parte impressionante da história. A parte impressionante mesmo foi o Dário quieto olhando para ela durante o exame.
Depois ela foi buscar o supervisor, esse veio e ficou falando: muito bem médica, você fez tudo muito bem!
Fiquei com a sensação de que ela comentou com ele a nossa discussão anterior. Será que ela contou como foi o primeiro eco também? Duvido muito.
Enquanto esse médico analisava o trabalho dela o Dário começou a ficar todo sorridente.
"Dário, você me confundiu de verdade!"
Daí o médico disse que o ventrículo direito dele não é hipoplásico, disse que ele só é menor.
Desde o começo sempre ouvi falar que o ventrículo direito dele é hipoplásico. Ele não ser hipoplásico é muito melhor, pelo que o médico disse.
Isso parece ser muito bom.
Quando foi quase 10 da noite vieram coletar o sangue do Dário. Dessa vez não teve jeito. Pelo menos foi rápido, a moça conseguiu tirar de primeira. Cerca de 10 minutos depois o Felipe chegou. Ele nunca viu tirarem sangue do Dário. Ele não faz ideia de como é. O sangue do Dário é muito grosso e muito escuro. A médica disse que o que dá o vermelho do sangue é o oxigênio. Como a saturação dele não é normal o sangue dele fica mais escuro.
O Dário já está usando fralda G. Já está com mais de 6kg. Está super esperto e firma a cabeça super bem. Está uma graça. Não tem como não amar esse meu filhote.
Ah, vou deixar aqui o link da postagem do outro ecocardiograma com essa médica de hoje.











7 comentários:

  1. Lindo!lindo! Lindo! E agora gordinho!!! Mesmo com tanto sofrimento esse príncipe está sempre sorrindo, ele é mesmo um guerreiro. Força Bruna que tudo dará certo, peço sempre pelo Dário em minhas orações. E tenho fé que logo vocês irão para casa. Um beijo para vocês!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigada Venina!! Também estou otimista! Ele está cada dia mais fofo mesmo, nem parece que é cardiopata!

      Excluir
    2. Muito obrigada Venina!! Também estou otimista! Ele está cada dia mais fofo mesmo, nem parece que é cardiopata!

      Excluir
  2. Ele sempre surpreende neh... Incrível esse menino! Que Boa notícia sobre a hipoplasia! To sempre mandando boas energias pra vcs. Sabe q desde do primeiro dia que li sobre sua história e depois procurei o blog pra saber mais eu te admiro tanto Bruna... Vc foi sempre valente, guerreira, corajosa e isso seu filho com certeza herdou de vc!!! Beijos nessa buchechinha gordinha desse anjinho lindo!!! Bjs flor

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah, eu espero continuar tendo força para cuidar dele! Ele merece todo amor e carinho!!
      Muito obrigada pela força Carol, você é maravilhosa!

      Excluir
  3. Que grande que ele está Bruna! Um bebezão!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Está mesmo! Grande e esperto. Nem parece que tem cardiopatia aí.

      Excluir