segunda-feira, 21 de setembro de 2015

Jejum interminável

A médica tinha feito o cálculo da hora que ele poderia ser sedado considerando que as 9 horas da manhã que tinha terminado a sonda. Com isso, às 15 horas ele poderia ir para o centro cirúrgico para colocarem o cateter central.
Fiquei contando os segundos até dar 15 horas. Fiquei achando absurdo um bebê ter que fazer um jejum tão longo. 
Mas passou de 15 horas e nada. Depois passou 16, 17, 18 e chegou 19. 
Eu não sabia mais o que pensar. Já tinha reclamado e falado pelos cotovelos até não poder mais. Chegou uma hora que eu só queria deitar encolhida e dormir. Esquecer tudo.
Ele ficou o tempo todo me olhando e sorrindo. Como pode? Não sente fome? A glicose ficou o tempo todo boa, mas devia estar se desidratando conforme o tempo passava. 
Eu não sabia o que fazer para ficar calma. Ele estava sorrindo e eu me sintia confusa. 
Será que ele não sente fome? Tanto tempo com a sonda deve ter confundido ele também. De repente foi isso.
Eu não fui no lactário. E se vão buscar a gente e eu estou no lactário? Achei melhor não arriscar. 
Mas às 18 horas eu já estava totalmente transtornada. O leite empedrando. Eram quase 12 horas desde a última ordenha. Estava totalmente resignada. Eu não iria exigir uma sonda de leite sem ele fazer esse procedimento. Depois de tanto tempo em jejum ele tinha que ir para o centro cirúrgico e ponto. Mesmo que demorasse mais, ele teria que colocar esse cateter central.
Não é possível que não puderam prever a hora que ele poderia entrar no centro cirúrgico. É muita falta de planejamento. É muito estranho isso. Ninguém ficou o tempo todo do lado do Dário enlouquecendo, só eu.
E toda hora que eu perguntava quando ele iria me diziam que ele era o próximo. O próximo que não era chamado nunca.
Quando a enfermeira veio me dizer que já estavam vindo nos buscar eu peguei a roupa que ele deveria vestir e coloquei nele. Depois veio o homem do transporte e me deu uma roupa para vestir também. Fomos levados em uma maca para o centro cirúrgico. O Dário foi distribuindo sorrisos para todos os que cruzavam com ele.




Quando nós chegamos no centro cirúrgico tivemos que aguardar para que fôssemos chamados para ir para a sala. Nesse meio tempo o Dário se tornou a estrela do local. Vieram mais de 15 funcionários conversar com ele. E o guri nem parecia que estava sem se alimentar, ficou o tempo todo sorrindo. Uma gracinha.
Quando o médico foi nos levar para a sala foram 3 enfermeiras atrás.
Entrei com o Dário na sala, coloquei ele na outra maca e logo estavam sedando ele. Depois pediram para eu sair.
Sentei na sala de espera e fiquei torcendo para terminar logo. E foi super rápido, nem 10 minutos. Quando voltei Ele já estava chorando. Isso sim foi só um cheirinho de anestesia, não o que o anestesista da angiotomografia tinha feito da outra vez. Ele ainda demorou bastante tempo para acordar dessa vez.
Peguei ele no colo, conversei com ele e ele dormiu. Voltamos para o quarto e já instalaram a sonda de leite.
Foram 12 horas sem se alimentar.
12 horas enquanto que 4 seriam o sufiente, mas essa falta de planejamento fez com que ele ficasse todo esse tempo sem se alimentar.
12 horas de jejum para fazer um procedimento de 10 minutos.
O pior de tudo é que para fazer a angiotomografia amanhã de manhã ele vai passar essa noite em jejum de novo. Isso é um filme de terror que parece que não tem fim mas que quando acabar eu vou reler tudo isso e nem vou acreditar que passamos por tudo isso.


A saturação do Dário estava em 42 quando eu voltei, mas quando eu o peguei no colo ela foi para 87.




6 comentários:

  1. Não há pressão que aguente tanto estresse né, amanhã ele fará esse exame o logo isso tudo vai passar. Vcs estão sempre em minhas orações. Grande abraço

    ResponderExcluir
  2. Oi Bruna,

    Estamos todas na torcida para dar tudo certo! Dê notícias quando puder! Muita força pra você nesse momento. Fé em Deus que isso tudo vai passar em breve.O Dário é um pequeno grande menino muito forte!
    Beijos e mais beijos pra você e pro lindão do Dário (cada sorriso dele traz luz!).
    Patricia.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gostei tanto do que você disse, que cada sorriso dele traz luz!
      Faço de tudo para ele continuar sorrindo.
      Muito obrigada pelo carinho!

      Excluir
  3. Esse sorriso eh pra te dizer que ele pode não estar 100% mas sabe q vc tah fazendo o melhor por ele flor!! Ele eh mto lindo!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada pelo carinhi!!!
      Esse sorriso me motiva mesmo a continuar cuidando dele!

      Excluir