sábado, 19 de setembro de 2015

Cateter central


O Felipe chegou quinta a noite. Na sexta de manhã fui rápinho no lactário antes dele ir para o trabalho. Quando voltei ele estava com o Dário no colo e conversando com alguém no telefone do quarto.
"Ela acabou de entrar no quarto."
Era a cardiologista. Ela queria dizer que vão passar o cateter central para o Dário poder fazer a angiotomografia.
Para passar o cateter central ele vai ser sedado. Para ser sedado ele vai precisar ficar em jejum.
Então ele vai ficar em jejum de domingo para segunda para poder colocar o cateter, depois ele vai ficar em jejum de segunda para terça para fazer a angiotomografia.
E eu achando que tinham desisitido desse exame. Mas quem decide mesmo são os cirurgiões. A cardiopediatra pode até arriscar dizer algo que talvez eles poderão fazer, mas nem sempre é o que eles decidem.
Depois que o Felipe já tinha ido para o trabalho vieram tirar sangue do Dário. Achei super estranho virem de novo se já tinham vindo na noite anterior.
"Por que não tiraram tudo ontem?"
Não há mais veia que sirva para tirar sangue dele novamente. Elas tentaram duas vezes mas não deu certo. Foram embora.
Para colocar um pouco mais de tempero nisso tudo o Dário perdeu a sonda. Eu não acreditei. Tem hora que a fixação da sonda na bochecha está ótima mas eu pisco os olhos e ela saiu. Tenho que ficar sempre com atenção redrobada. Se a fixação sai a sonda sai sozinha.
A psicóloga sumiu. Ela tinha dito que viria na terça e nada. Mas ela ligou dizendo que não estava bem e não quis vir para não correr o risco de passar algo para o Dário. As pessoas sempre se preocupam com isso. Acho importante mesmo. Qualquer doença que ele pegue agora pode atrasar mais a cirurgia.
A psicóloga também queria dizer que ela tinha marcado uma consulta com um psiquiatra para ontem a tarde. Eu tinha comentado com ela que a minha pressão ainda estava subindo muito e que eu achava que era o meu estado emocional alterado que estava fazendo isso. Falei para ela que no dia que fui no pronto socorro tinham me dado calmantes e perguntei se não seria bom eu ter alguma coisa para tomar de vez em quando.
Eu tenho tomado passiflora mas não adiantou muito.
Foi por isso que ela marcou essa consulta, só que ela seria fora do hoapital? E agora?
Achei melhor ir. Eu nunca mais sai de dentro do hospital mesmo. Talvez a consulta ajudasse em algo.
Consegui uma pessoa para ficar com o Dário para mim. Foi indicação de uma pessoa aqui no hospital. Eu não a conhecia mas conheço e confio muito na pessoa que a indicou. Ela chegou no horário combinado e cuidou muito bem do Dário.
Quando sai lá fora parece que as coisas de dentro do hospital foram ganhando ainda mais intensidade.
Comecei a pensar em tudo e tudo foi parecendo tão absurdo. Isso porque eu fui relembrando como era viver lá fora.
Quando cheguei na consulta já estava com a cabeça a mil pensando em tudo o que aconteceu desde o começo do ano. Quando fui para a consulta e comecei a contar tudo para o médico tudo foi me parecendo muito mais absurdo do que de fato é.
Fiquei chorando e ele me receitou um calmante. Depois ele me deu um atestado me afastando do trabalho.
Essa era uma preocupação constante. O que eu faria após o término da minha licença maternidade.
Eu tinha pedido um atestado de 15 dias de de prolongamento da licenca, ou seja, duas semanas após 4 meses do Dário. Segunda feira começam as férias, depois disso não tenho direito a mais nada.
Teria que voltar a trabalhar ou sair do emprego.
Isso porque não Brasil não tem nenhuma lei que garanta algo para mães nessa situação. Eu não posso me afastar do trabalho por causa de um problema de um filho meu, precisa ser um problema meu. Como se ele não fosse problema meu. Mas a ideia é que eu tenha um atestado no meu nome, não no dele. Por isso que esse atestado do psiquiatra vai ser bem útil. Com ele vou poder me afastar pelo INSS. Não sei quanto vou receber mas isso é o de menos.
Ainda não é certeza que vai dar certo porque preciso passar pela perícia do INSS.
Qualquer coisa é melhor que nada.
Acho que manter esses registros me ajuda a manter a clareza das coisas.

Tomando um sol


Raio x para ver a posição da sonda


Coisa mais linda meu bebê 








Nenhum comentário:

Postar um comentário