domingo, 27 de setembro de 2015

Preparando a mudança

Ontem a noite começou a sair sangue do cateter na perna do Dário e eu entrei em pânico. Nem era tanto e depois as enfermeiras me disseram que só precisava trocar o curativo, que isso poderia acontecer mesmo por causa da região em quem colocaram ele. Ficou bem na dobrinha da virilha.
O ruim é que é bem mais fácil de pegar infecção porque fica dentro da fralda. É fácil sujar de coco ou xixi. 
Surtei, troco a fralda toda hora. 
Não quero que esse negócio infeccione e quero que dê tudo certo para ele operar logo. 
A noite eu fiquei levantando toda hora também para ver como ele estava. E estava sempre dormindo.
A enfermeira entrou de madrugada no quarto para fazer os controles dele. Eu queria levantar para acompanhar mas eu estava muito sonolenta. Daí começou a acontecer algo que sempre acontece quando estou muito cansada, sonolenta e preocupada com algo que tenho que fazer. Eu estava deitada no sofá, queria ir ver o que ela estava fazendo, daí eu cochilava e sonhava que estava do lado do berço vendo tudo.
Como isso sempre acontece eu sempre presto atenção se de fato eu levantei e fui fazer o que deveria ou se estou sonhando. Daí eu acordava e via que ainda estava deitada no sofá. 
"Agora eu vou levantar"
Mas daí eu cochilava de novo e começava a sonhar que tinha levantado e estava vendo ela tirando a temperatura ou medindo a saturação dele. 
Não sei quantas vezes isso se repetiu e não sei se eu levantei de verdade. No final das contas eu lembro que da última vez que eu levantei do sofá ela estava colocando um apareho diferente do dedo dele, pensei ser o oxímetro. Ela falou algo que não entendi nada e foi embora. 
Se algum controle tivesse dado alterado ela teria me acordado. Tipo se ele estivesse com febre ou coisa do tipo. 
Com esse cateter na perna eu fiquei preocupada mesmo. Porque ele é uma porta aberta para infecções. Acho que se pegar uma infecção ele poderia ter ficado com febre. 
Mas o Dário nunca teve febre. 
Hoje eu queria tirar todo o leite que ele iria receber mas não consegui levantar cedo. Fiz uma ordenha 1:30 da manhã e depois perdi o horário de manhã. Só consegui voltar no lactário às 9:30 porque acordei às 7:30 e tive que dar banho nele antes da moça do curativo vir trocar o curativo do cateter. Depois que ela troca é melhor não dar banho para o curativo durar mais. 
Judia muito do bebê ficar trocando. Ele gruda muito na pele e a região já está bem vermelha de tanto puxar o curativo. 
O cardiologista veio conversar e disse que a cirurgia será amanhã cedo. Isso é bem melhor porque quando é a tarde pode atrasar e o jejum dele se estende muito. 
Ele me explicou que não dão certeza do horário da cirurgia porque pode ser que aconteça alguma emergência que mude toda a programação. Ele precisa de vaga no Centro cirúrgico e na UTI. Até agora está tudo certo com as vagas. 
Deve ser bem complicado controlar todas essas agendas com tantos imprevistos acontecendo toda hora. 
O cirurgião deve vir conversar com a gente a noite para explicar mais coisas. Disseram que ele estava aqui na pediatria ontem conversando com alguns pais.
Falam super bem do dr. José Pedro, que ele é um médico super humilde e de coração gigante. Que ele é super humano. 
Eu ainda não conversei com ele.
A saturação do Dário está muito boa. O cardiologista disse que ele tem quase que um fascínio por essa equipe de cirurgiões porque eles não gostam de dar alta para pacientes com alguma coisa pendente. 
No caso do Dário, ele está bem, mas é inseguro porque o blalock dele está obstruído. Não tem garantia nenhuma que ele vai manter a saturação boa sempre. Por isso que eles querem já corrigir o coração para depois liberar para todo o resto.
Hoje ele está mais ativo e sorridente que ontem. Não sei se foi o tempo fechado que o deixou sonolento. Hoje saiu um sol e esquentou bem. Ontem eu fiquei o dia todo preocupada porque ele só queria saber de dormir.
Queria tanto tirar uma foto bonita com ele mas só tem foto bonita dele sorrindo com o Felipe. Ou ele gosta mais do colo do Felipe ou ele gosta mais de me ver na frente dele.
Nós recebemos algumas visitas super agradáveis. Fiquei super feliz. Até a fono que acompanhava o Dário em Campinas veio vê-lo! Esse é o tipo de relação entre médico e paciente que não se vê por aí. Ela veio por amor mesmo. Me tira várias dúvidas, dá um monte de dicas e nem cobra a consulta e deslocamento até São Paulo.
Agora tenho que preparar a nossa mudança. Teremos que desocupar o quarto porque o Dário vai ficar na UTI.

Cara de assustado 


Pescoço torto


Cara de bravo


Mão e sonda na frente do rosto


Com o Felipe na janela 








8 comentários:

  1. Vai dar td certo na cirurgia, estamos torcendo aqui! Ele tá muito grande! Bjoss

    ResponderExcluir
  2. Estamos mandando energias positivas pra vc flor! Beijos!

    ResponderExcluir
  3. Lindo!!! como ele cresceu! Fico encantada com esse olhar doce dele. E que Deus abençoe a cirurgia!!! Tudo correrá bem, fique tranqüila. Um grande beijo!

    ResponderExcluir
  4. Vai dar td certo na cirurgia, estamos torcendo aqui! Ele tá muito grande! Bjoss

    ResponderExcluir
  5. Quem cuida da minha priminha é.esse.médico. minha prima o elogia muito, é.um.dos melhores. Orando por vcs sempre.

    ResponderExcluir
  6. A cirurgia vai ser um sucesso!! Bjos pra vcs.

    ResponderExcluir
  7. Tudo dara certo! Estamos torcendo por vcs!

    ResponderExcluir
  8. Deus está no controle e tudo dará certo!

    ResponderExcluir