sexta-feira, 21 de agosto de 2015

Alfaré

Alfaré é um leite de proteína hidrolisada. Leites assim são bem mais caros mas são de mais fácil digestão, então dão menos reações nos bebês. Eles são bem caros por causa disso.
Sempre que ouvia alfaré eu entendia alfahair e ficava pensando: "que raio de leite de nome de produto de cabelo?"
O Dário estava com rejeição total ao NAN sem lactose. Mesmo depois que tiraram o TCM, aquele aditivo que tinham colocado. Essa noite foi outro filme de terror com ele chorando de dor.
Eles não gostam de dar o alfaré porque o gosto é ruim, mas o Dário ainda está com a sonda na boca. Ele não sente o sabor de nada que passa pela sonda. Como o peso dele ainda não está bom a sonda está sendo mantida.
Agora o alfaré está na dieta dele. Passam 60ml a cada mamada pela sonda. O meu leite vem na mamadeira e ele mama o tanto que quiser. Isso porque só estou conseguindo tirar em torno de 400 a 500 ml de leite materno por dia. Para quem tirava mais de um litro isso é bem triste. 
O dia correu tranqüilo assim, mas o menino está exausto por não ter dormido a noite. Foi um pesadelo essa noite, não conseguimos dormir mesmo por causa das cólicas.
A equipe plástica e cardiológica estão bem sincronizadas com os preparos para a correção da fissura labial. Essa será a primeira cirurgia de várias. Não dá para saber quantas serão ao todo porque esse número pode variar em função da resposta dele ao trabalho fonoaudiológico. Ele precisa desenvolver e fortalecer a musculatura bem, se isso acontecer vai ser muito bom.
O palato não é fechado agora porque ele ainda está se desenvolvendo. Se eles fecharem eles podem bloquear esse desenvolvimento que pode ser muito útil. 
Os bebês que nascem assim e tem só o lábio fechado não costumam ter problema de deglutição por conta do palato aberto mesmo após a inclusão dos sólidos nas refeições.
Após essa cirurgia, se o bebê só tem a fissura, ele já vai para casa no dia seguinte. O Dário vai ficar em observação na UTI cardiológica, por precaução. 
Todo essa estrutura do beneficência portuguesa de São Paulo é fantástica. Todos os cardiopatas fissurados podem ser tratados aqui com excelência.
E era sobre isso que eu estava conversando com um dos cirurgiões hoje. Há um percentual considerável de bebês que nascem com essa combinação de malformações congênitas, eles chamam de alterações da linha média e pode abranger outras parte do corpo que estão na linha média dele.
"Ah, então você já corrigiu a fissura de um cardiopata?"
"Não."
Isso porque cardiopatas fissurados primeiro vão tratar o coração e a equipe cardiológica daqui não estava sincronizada com a de correções faciais. Agora que a cardiológica se deu conta que a outra existe e é muito boa.
Eles corrigem em média de dois fissurados por semana. Achei um volume alto. Não são só correções de fissuras que eles fazem mas todo tipo de cirurgia de crânio e face. 
Eles possuem bagagem de experiência considerável. Me senti mais segura por isso também. Muita gente vai me condenar por abrir mão do Centrinho mas tem muitas variáveis nessa história.
A equipe daqui é completa e abrange várias áreas. Eu estava preocupada com a parte dentária e ele me explicou que eles também fazem esse acompanhamento com o ortodontista. Disse que o Dário vai ter que usar aparelho nos dentes.
Isso eu já tinha deduzido também. A gengiva dele é aberta no meio, vão ter que corrigir isso e posicionar os dentes que nascerão bem errados. 
Essa equipe é da Vera Cardim, ela é super renomada. 
O Dário está tendo a oportunidade de se tratar num lugar excelente e completo.
A única coisa ruim aqui é que no quarto dos bebês só tem berço para eles, não tem uma cama para as mães, só um sofá e uma poltrona. Acho que tinha que ter uma cama porque a mãe é obrigada a ficar aqui. O bebê não pode ficar sozinho, precisa de um acompanhante que sempre é a mãe. Mas dá para dormir bem no sofá. 
Foi tirar o PICC da perna dele que nós dois passamos a dormir juntos no sofá. Antes eu tinha medo. As enfermeiras entram no quarto e o berço está vazio, daí elas levam um susto.
"Mãe, cadê o bebê?"
"Vixe, sumiu?"
É tão pequenininho encolhido do meu lado que nem dá para ver. Uma gracinha. Tem que aproveitar bem enquanto é pequeno.
Não consigo imaginar como ele vai ficar após a cirurgia. O médico disse que não vai ficar perfeito, que sempre vão olhar para ele e ver que ele nasceu com a fenda. Contando que ele continuei lindo, para mim não tem problema. 
E ele é lindo mesmo. Ele fica deitadinho do meu lado dormindo e eu olhando para ele. Coisa mais fofa. 

Eu estava relutante em colocar uma foto minha aqui porque mais de 20 dias presa num hospital é bem diferente do que ficar num salão de beleza mas ele ficou muito lindo na foto abaixo, mesmo com as meias nas mãos


6 comentários: