quarta-feira, 19 de agosto de 2015

Mucilon de arroz

Ele está com fome, muita fome. Mas quando a mamadeira é ofertada ele começa a mamar com muita voracidade e, logo depois, começa a chorar e não mama mais.
O que será? 
Vieram dois médicos achando que era infecção de ouvido. Ficaram olhando dentro do ouvido do moleque. Não acharam nada e continuaram insistindo nisso. Depois alguém lembrou de olhar dentro da boca dele e acharam uma ferida. 
Agora a ferida já foi tratada, então o que está acontecendo que o comportamento se mantém?
Fizeram exames de sangue, exame se urina, raio x do tórax e eco do coração. Tudo normal. Daí resolveram repetir tudo de novo e de novo. É tão fácil fazer esses exames aqui. Só não percebem que para ele esses exames não são nem um pouco divertidos. 
Depois alguém viu que o cara que faz a coleta de sangue não usa agulha de bebê. Será que é por isso que as veias dele estão tão judiadas? Puxa, que mistério! Um milhão de exames com uma agulha de adulto. O menino continua sem mamar e já deve ter perdido um litro de sangue para exames. 
A cardiologista vira e fala que vai mandar uma fono para avalia-lo. Oba! Quem sabe ela não consegue algo para fechar a fenda aqui? Eu não iria importar nem um pouco! Várias vezes reclamei que havia me tornado correio de médicos, levando dúvidas e cartinhas de um para outro! Se pudesse corrigir o coração e o lábio num lugar só seria ótimo porque eles convesariam entre eles.
Daí entra a fono no quarto.
"Quanto ele mama antes de parar de mamar?"
"Uns 20ml."
"Então a gente engrossa esses 20ml com mucilon."
Não, péra, volta tudo do começo!
"Como assim, o que importa é a consistência e não o volume?"
"Mas o leite materno já não é completo?"
"Ele está se hidratando ingerindo só 20ml de leite a cada mamada?"
"Mucilon para um bebê de 3 meses?"
"Você não está querendo resolver só o problema do peso sem investigar a causa da negação da mamada?"
"Você é burra ou o que?"
Daí ela ficou sem graça e disse que vai voltar amanhã para avaliar melhor.
Ela não colocou a mão no Dário!
"Você dá mucilon para ele e resolve o problema do peso rapidinho, dai eu vou para casa com uma bomba explodindo de cólica! Não quero correr o risco de gerar mais desconforto para ele."
Ela foi embora e veio a enfermeira passar a sonda. Não é nada legal isso, mas agora ele vai se alimentar. Chorou um monte, ficou fazendo ânsia de vômito com a sonda e depois estava ok até virem tirar mais sangue. Furaram duas vezes para tirar os 15ml.
Coitado, quanta coisa numa tarde só! Depois falam que ele é bravo sendo que ele está sofrendo tudo isso já tem quase um mês.
De repente chegou o leite. Eram 30ml na mamadeira e 50ml para a sonda. A parte da mamadeira é porque o bebê sente necessidade se sugar e sentir sabor, então a médica deixou uma parte separada.
Estava dando o leite na mamadeira e também tinha leite correndo pela sonda.
Foi então que veio a cereja do bolo do dia.
Olhei no frasco de leite que estava alimentando a sonda e o que estava escrito lá?
"Mucilon de Arroz"
Chamei a enfermeira. Perguntei quem tinha alterado a dieta dele e pedi para interromper o que estava correndo na sonda.
Quem tinha alterado era a cardiologista de manhã. Toda a conversa com a fono foi super desnecessária porque a cardiologista já tinha alterado a dieta dele.
Fiquei tão, mas tão brava! Me senti como se estivessem me fazendo de idiota, de palhaça, como se estivessem passando por cima de mim, fazendo as coisas pelas minhas costas.
"Por que ela não me falou? Eu preciso saber sobre toda conduta dela! Não tenho que descobrir as coisas dessa forma!"
"Querem engordar o menino com farinha para se verem livre do problema do peso mas ninguém sabe por que ele não está mamando!"
"Traga uma fono de verdade para avaliá-lo, não aquela fono de araque!"
Daí eu estava com ele nos braços chorando e gritando um monte de coisas por causa de um mucilon.
Por causa de um mucilon? Ou por causa dos exames de sangue, da sonda, da fono, do leite que não consegui ordenhar no horário, dos dias que estamos aqui, de todo estresse e cansaço?
"Rapaz, vamos combinar o seguinte: uma hora a mamãe vai falar para você fechar os olhos e tapar os ouvidos e você vai ter que obedecer sem questionar."
Acho que estou ficando louca e acho que logo vou explodir de verdade.
Se eu pudesse fazer ordenha no quarto! Mas todo o leite tem que ser ordenhado no lactário se não for para dar o peito. Eu não posso ordenhar no quarto porque não tem como esterilizar os materiais nele.
Mucilon não tem valor nutricional nenhum. É cheio de açúcar. Engorda o bebê com farinha e pode gerar vários problemas no futuro, como obesidade e diabetes.

Procurando veia para tirar sangue. Olha a cara dele como se estivesse suplicando para que eu o tire dali...



Passando leite pela sonda. Sem mucilon



Nenhum comentário:

Postar um comentário