terça-feira, 4 de agosto de 2015

Catarro e chiado no peito

Cheguei na UTI às 5 da manhã e a recepcionista disse que não podia entrar e a enfermeira viria conversar pessoalmente comigo.
Já fiquei imaginando um monte de coisas. Imaginei que se a enfermeira ia sair e não deixaram eu entrar era porque estava acontecendo alguma coisa.
Mas não era nada disso. Estavam trocando a fralda dele e depois deixaram eu entrar. Peguei ele no colo e ele mamou.
Fiquei com ele no colo e depois de mais de uma hora ele começou a chorar muito. A frequência cardíaca foi para mais de 200 batidas por minuto. Ele ficou vermelho e chorando, chorando sem sair som por causa da rouquidão da garganta.
A enfermeira colocou ele no leito, chamaram as médicas e ela já mandou dar dipirona na veia. Fizeram inalação de outra medicação porque ele estava com muito chiado no peito. Chamaram a fisioterapeuta. Ela fez aspiração e saiu bastante catarro espesso e um pouco de sangue.
Tudo isso com ele chorando e a frequência cardíaca variando de 190 a 200 e pouco. Eu gelada na beira do leito olhando tudo petrificada. Ele ficando cada vez mais vermelho.
Quando deixei de ser eu? Rápido. Minha cabeça foi longe. Bem longe. Não era mais eu lá, era só o meu corpo.
Isso tudo é muito injusto. Por que um bebê tem que sofrer tanto? Por que ele tinha que nascer com essas malformações congênitas? E essa é a primeira de quantas cirurgias mesmo? 15?
E logo ele terá que operar o coração de novo porque o tubinho do blalock não vai crescer junto com ele. Só vai ajudar a manter a saturação boa até que o ventrículo direito dele se desenvolva a ponto de corrigir a transposição das artérias. Não colocaram a artéria nele porque ficaram com medo de ele não aguentar porque ele é hipoplásico.
Mas ele vai esquecer tudo isso. Ele é um bebê. Só eu que não vou esquecer e vou conpnuar tendo pesadelos com pessoas ensanguentadas vindo na minha direção. Eu quase não vi sangue, só imaginei a cirurgia. Imaginei a médica olhando para o peito dele aberto na mesa de cirurgia.
Eles tinham tirado o curativo mas colocaram de novo porque começou a sair muita secreção. Não quer parar de sair. Não tem previsão de alta de novo.
Pelo menos agora liberaram várias vagas de outros bebês na UTI e eu não vou ficar achando que querem se livrar do Dário logo para liberar espaço.
Depois de não sei quanto tempo a frequência cardíaca dele abaixou e ele dormiu. Dormiu profundo. Depois de tanto remédio e de tanto choro. Ele devia estar exausto só pelo choro, se somar o efeito de todas as drogas que colocaram nele, então ele tinha que dormir profundo mesmo.
Sai de lá. A mama latejou de dor, fui para o lactário tirar mais leite.
Se eu tiver mastite de novo não vou servir para nada. O leite ainda está saindo em grande quantidade. Vaza a noite mesmo colocando absorvente de seio. É o que aconteceu na foto abaixo, eu tinha acabado de acordar.


Nenhum comentário:

Postar um comentário