sábado, 8 de agosto de 2015

Imagens fortes

"Você que é a doutora Luciana? Você operou meu bebê, o Dário!"
Foi assim que eu a conheci. Ela estava em um dos corredores conversando com uma mãe.
Não a conheci antes porque fizeram a cirurgia de emergência. O ideal seria ter passado numa consulta antes para tirar dúvidas.
"Dário?"
"Sim, você operou ele sexta de manhã!"
"Verdade, era um bebê com um nome diferente. O que eu fiz nele mesmo?"
Eita! Essa conversa foi com 4 dias após a cirurgia. Ela já tinha feito várias outras cirurgias após a do Dário. Não dá para acreditar no tanto de bebês que chegam para ser operados. E chegam vários bebês igual ao Dário, de emergência. Tem os bebês com as cirurgias programadas, isso não deve causar tanta turbulência na rotina desses médicos.
"Verdade, eu fiz o blalock. Daqui uns 3 ou 4 meses ele faz a definitiva, até lá ele não pode fazer a correção do lábio."
Certo. Tudo bem. Não é um choque ouvir isso, pelo menos não vou ficar igual barata tonta indo de um lado para o outro. Não pode e ponto.
A cirurgia definitiva é bem mais complexa. Esse blalock não mexe no coração em si, ela coloca um tubinho fora dele. A cirurgia corretiva vai reposicionar a artéria que deveria estar saindo do ventrículo direito. Por isso a recuperação dela é mais demorada.
"Tem que esperar o corpo funcionar com esse coração novo. É igual uma pessoa andando com uma muleta, no começo ela não leva jeito, depois ela vai bem."
O coração dele é como uma pessoa andando de muletas? Então o que ele é agora sem a correção se ele funciona tão bem? Será que ele será uma criança limitada mesmo?
Não necessariamente. Talvez tudo passe desapercebido embora o coração esteja super sobrecarregado.
Mas o corpo humano é uma coisa fantástica que tem uma capacidade de adaptação tremenda. Ele sempre vai nos surpreender. O Dário sempre nos surpreende.
"Mãe!? Você não deu a mamadeira de meia noite e a das 2 já está aqui também."
Dei um pulo do sofá! Eu não vejo ninguém entrando no quarto mais. Ele estava dormindo.
"Será que eu acordo?"
Em casa eu teria esperado mais um pouco, mas agora o que mudou? Ele está se recuperando de uma cirurgia.
Ele mamou e não quis sair do colo. Depois eu acabei dormindo na poltrona. Acordei com ele lambendo meu seio por cima da blusa.
Tirei ele para fora e o Dário ficou mamando.
"Ué? Essa é nova."
Gente, eu tenho certeza que não estava sonhando. Eu estava com uma dor no pescoço absurda porque dormi toda torta, depois não consegui dormir mais, fiquei olhando ele tomando o leite. Depois ele dormiu e eu coloquei no berço. Já estava amanhecendo.
Ainda bem que o Felipe vem hoje. Quero dormir.
Ainda não tenho coragem de colocar o Dário na posição que eu colocava para arrotar. Parece que vai machucar, principalmente por causa do fio saindo do peito. Eles deixaram esse fio para o caso de precisar colocar marca passo. Se não precisar eles vão tirar.
Então eu deixo a cama levantada por um tempo após mamar. Depois eu abaixo a cama e ele nem acorda.

Bercinho levantado após mamada


Inalação por causa do catarro e chiado no peito


No colo da mamãe 


Furos na mão feitos nas coletas de sangue


Roxo no pescoço no local em que tentaram fazer outro exame 



Peito após cirurgia cardíaca (corte cicatrizando e fio do marca passo para caso precise colocar, se não precisar vão tirar o fio). PICC na perninha esquerda.










Nenhum comentário:

Postar um comentário