quinta-feira, 27 de agosto de 2015

Saturação estável

Nossa história não é melhor que a das outras mães que estão aqui. Tem muitas histórias e todas elas são cheias de ensinamentos.
A única coisa que temos certeza é que não podemos ter certeza de nada. Tem sempre tanta coisa acontecendo ao mesmo tempo que nunca se sabe o que pode não sair conforme o esperado. Muita coisa pode dar errado sempre e eu não acho errado não nos preparamos para isso. 
Ele fez uma cirurgia super invasiva e arriscada. Muita coisa poderia dar acontecer. 
"O tubo está obstruído mas a saturação dele está mais estável que quando ele não tinha essa obstrução."
Quem explica isso? Mas o que vão fazer agora? 
A equipe cardiológica ainda não decidiu. Vão refazer o blalock? Tentar fazer a definitiva? Não vão fazer nada e esperar para ver o que acontece? Vão deixar operar o lábio? 
Não me falaram nada ainda. Foi um dia como se nada estivesse acontecendo.
Foi um dia tão tranqüilo, sem exames, com a saturação alta e a mãe do Felipe aqui que até sai do hospital. 
O Dário estava precisando de roupas. Aproveitei que estamos em São Paulo e fui no Brás. Fui e voltei em menos de duas horas. Comprei bastante roupinhas para ele. A mãe do Felipe levou para lavar e passar. 
Eu olho para esse mocinho sorrindo para mim e fico feliz porque ele não entende. 
Ontem a enfermeira entrou no quarto para fazer os controles, a saturação dele estava em 80. Depois ela foi ver a pressão e eu usei o aparelho para ver minha saturação. Estava 98.
Queria tanto ser cardiopata. Tipo descobrir que eu tenho o mesmo coração que ele e nunca precisei de nada. Mas todos os médicos falam que é impossível isso.
Agora ele recebe duas doses de clexane por dia. São duas injeções nas pernas. Dói. Fica roxo. Ele chora. Mas disseram que é um anticoagulante.
"Às vezes o sangue coagula no tubo e obstrui."
Daí já imaginei os coágulos saindo pelo corpo entupindo vias importantes. A médica disse que se o coágulo sair não tem problema porque ele vai para o pulmão. 
Será que isso pode acontecer e o tubo desobstruir? Isso sim seria um milagre. 
Eu não tinha noção de como tudo seria, só lembro da médica dizendo que seria um transtorno. 
Será que é isso mesmo, um transtorno?
Não é isso não, isso é assumir todos os compromissos e riscos da maternidade. 
O Dário sempre nos presenteia com um sorriso lindo. O Dário é um doce de bebê. 

Medindo a saturação do Dário




8 comentários:

  1. Sem dúvida alguma você tem um bebê muito especial!!! Ele é lindo, simpático e muito forte também, porque aguentar tudo isso não é pra qualquer um! Um forte abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah, isso é verdade!! Ele está desafiando os médicos desde antes de nascer !!

      Excluir
  2. Bruna a clexane me ajudou muito. Tomei 110 injeções e com ela tudo deu certo. Meu sangue estava com coágulos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Já pensou se esse blalock se desobstrui? Eu iria dar pulos de alegria!

      Excluir
  3. Oi Bruna... Faz tempo q não escrevo aqui... Estou acompanhando vcs sempre, mas meu bebe nasceu e falta tempo!! O Dário tah cada dia mais lindo... Ele eh mto especial e vc tb! Beijosss em vcs dois!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Parabéns Carol!!!!
      Seu bebê que é privilegiado de ter uma mãe tão doce! Tudo de bom para vocês!!

      Excluir
  4. O Dario está lindão! Eu fico aqui torcendo e imaginando as boas notícias nas próximas postagens! Estou lembrando de vocês nas minhas orações! Fé! Pensamento positivo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigada Polyanna!! Espero que venham boas notícias mesmo!!

      Excluir