segunda-feira, 10 de agosto de 2015

Saturação baixa

O Dário toma dois antibióticos, um a cada 6 e outro a cada 8 horas. Sempre que vai receber o antibiótico demora em torno de uma hora cada porque ele recebe na veia e o volume é alto para a velocidade que ele é injetado.
Ele fica preso ao aparelho e é a hora que eu não mexo muito no Dário para não dar nenhum tipo de obstrução no aparelho. Qualquer coisa faz esse negócio apitar e é muito chato e estressante o barulho. 
Se ele começa a chorar e se mexer muito eu vou correndo tentar acalmá-lo para não atrasar a aplicação do antibiótico.
Hoje estava amanhecendo quando comecei a perceber uns pontinhos nas vistas.
De repente eu já estava com as vistas super embaçadas e uma dor de cabeça absurda. 
Todos os exames que o cardiologista tinha me pedido por conta da pressão alta estavam marcados para semana passada. Mas a internação repentina do Dário me impediu de fazer tudo.
Como eu vim para São Paulo com a roupa do corpo e fiquei por aqui tive que contar com o Felipe para me trazer tudo, inclusive o remédio da pressão. 
Da primeira vez ele trouxe o remédio errado, da segunda ele esqueceu. Eu poderia ter ido comprar outra caixa mas também não consegui fazer coisa com coisa. 
Foram mais de 10 dias sem o remédio. 
Coloquei o Dário no berço e ele começou a chorar. Deitei no sofá torcendo para ele se acalmar logo. 
"E se eu caio com ele moleque no colo e esse PICC preso na perna e recebendo medicação logo agora?"
Tenho medo de esquecer e puxar o fio preso na veia. Não é bem um fio, é o tubinho que passa a medicação. 
A enfermeira entrou no quarto porque o aparelho começou a apitar e eu perguntei para ela se não tinha como ela ver minha pressão. 
Ela não podia mas disse que ia ver se conseguia um aparelho de adulto. 
Duas horas depois e minha cabeça esteja latejando mas estava enxergando normal. Ela voltou no quarto sem o aparelho e eu expliquei para ela toda a história da pré-eclampsia e do fato de eu ter ficado hipertensa crônica. Daí ela voltou correndo com o aparelho.
"14x9, está alta"
Eu acho que estava bem mais alta antes porque a visão estava ruim. Pena que não deu para ver na hora.
Ela olhou o Dário para eu ir numa farmácia. Comprei 3 caixas e voltei correndo. 
"Calma, respira, você tem que descansar. Você não descansa aqui."
Eu e minha mania de correr. Fui num pé e voltei no outro.
Se eu não melhorar não vou poder cuidar dele, vou ter que chamar outra pessoa. 
Agora até a moça que entra para trazer as refeições pergunta se estou bem. O cuidado aqui é fantástico. Se eu não ficar bem vão me mandar para o P.S.
Ontem a saturação do Dário caiu. Ficou o dia todo na casa dos 70. Elas entram no quarto com frequência para fazer os controles. Olham a temperatura, pressão, frequência cardíaca e saturação. 
Hoje de manhã a médica veio me falar que vão repetir vários exames para investigar o motivo da saturação ter caído. 
"Pode ser anemia, infecção, pressão pulmonar, bla bla bla bla"
A minha cabeça quase explodindo e eu tentando entender tudo. Só sei que hoje o dia será de exames. Já fizeram de sangue e raio x. Ainda vão fazer o eco do coração. 
Pelo menos tiraram o fio de marca passo que estava no peito porque os eletrocardiogramas deram normais. 
Só que eu sei ele fez 3 eletrocardiogramas.
São tantos exames e eles fazem tudo muito rápido. Tenho que ressaltar isso, nesse ponto temos sorte demais de estarmos no beneficência portuguesa de São Paulo e de o plano liberar rápido todos os exames. 
Se for anemia vão fazer uma transfusão nele. 
"Vamos ver se a infecção está controlada."
"Como assim, controlada? Que infecção?"
Daí ela me explicou que os exames de sangue tinham dado alterados embora a cultura da secreção do corte tenha dado sem bactérias. 
"É por isso que ele está tomando antibióticos."
"Ah é??? Não tinham me falado isso."
Ou tinham e eu não lembro?
Só sei que a semana começou a mil por hora.


"Dário, queria fazer algo para resolver tudo isso rápido e te tirar daqui logo."




2 comentários:

  1. Oi Bruna boa tarde pra vcs. Como vc mesmo disse eles estão cuidando muito bem do Dário agora vc precisa se cuidar pra poder estar forte qdo vcs voltarem pra casa. Quem faz uso de medicação para pressão não pode passar um dia sequer sem ele, meu pai tem pressão alta,sei bem como ele fica qdo esquece de tomar. Descansa sempre que puder, as enfermeiras cuidaram do Dario. Bjos fiquem bem.

    ResponderExcluir
  2. Florzinha vc precisa estar bem pra cuidar dele... Adianta se matar e qndo ele precisar de vc, vc estar destruida!? Se cuida menina! Hunf!(puxão de orelha). Beijos em vcs dois!

    ResponderExcluir