quinta-feira, 20 de agosto de 2015

O mistério do leite desaparecido

Eu alertei que o Dário estava recusando a mamadeira mas só deram atenção quando perceberam que o peso estava caindo de verdade.
Nessa hora começaram a atirar para todo lado, fizeram vários exames procurando alguma alteração e tentaram mudar a dieta dele.
Essa parte da dieta é delicada. Se ele fosse um dos bebês que nasceu e nunca saiu do hospital talvez a mãe não gritasse tanto. 
"Em casa ele mamava mais de um litro de leite materno todo dia e ganhava cerca de 300 gramas por semana"
Perdi as contas de quantas vezes repeti isso. 
Frente a isso eles perdem o posto de detentores de todo conhecimento sobre meu bebê. Ele é meu e eu o conheço muito bem porque ele foi para casa e eu cuidei muito bem dele.
Por isso que essa parte da alimentação é delicada, porque eu vou falar, vou gritar e vou xingar se me sentir contrariada e tudo isso eu faço muito bem.
Ele estava em casa tomando só leite materno. Depois viemos para o hospital para sua cirurgia cardíaca e as coisas caminharam bem até eu começar a ficar com a pressão alta. Minha cabeça estava a mil por hora com todas as novidades e incertezas da UTI.
De repente ele precisou de complemento. Vieram com o tal do NAN sem lactose e eu triste por ter que alimentá-lo com isso. Também estava receosa de gerar qualquer tipo de desconforto devido a cólicas num bebê que já estava sofrendo demais com a cirurgia. 
Mas deu certo. Talvez porque intercalamos as mamadas de leite materno e NAN. Nunca duas de NAN seguidas, de materno sim.
Depois ele começou a recusar o leite e a perder peso. Quando vi o leite estava vindo com mucilon. Me senti traída. 
Por que não me perguntaram se podia dar esse lixo para ele? 
Farinha e açúcar para um bebê de 3 meses? Querem engordar o menino as pressas com farinha? E o valor nutricional do alimento, não importa? E se ele tiver cólicas? Daí enche o menino de Tylenol? Até que ponto compensa engordar o menino com farinha?
Insistiram em tirar o mucilon e colocar TCM.
"Mãe, é só um oleozinho para fazer ganhar peso. É um óleo bom"
A nutricionista fala isso e fala que colocava azeite na mamadeira do filho dela.
Certo. 
Opa, esqueci de contar algo. Ontem de manhã o Dário recebeu a visita de um médico da equipe da doutora Vera Cardim. Ela é uma cirurgiã plástica que faz aqui no Beneficência Portuguesa a correção de lábio leporino e fenda palatina, dentre outras coisas. Ele veio falar que a correção do Dário pode ser feita aqui e queriam saber se eu aceito fazer. 
Eu sei que o Centrinho de Bauru e a Sobrapar de Campinas são referência em cirurgias assim. Até mesmo porque lá tem todo o suporte de todas as especialidades envolvidas no tratamento que é complexo. Eu não abriria mão de levá-lo num desses lugares se ele não fosse cardiopata. 
A sobrapar não tem suporte de UTI cardiológica, então ele nunca poderia operar lá, a menos que algum cardiologista escreva uma carta falando que isso não é necessário e nenhum cardiologista vai dizer isso.
O Centrinho tem mais estrutura só que eles são bem cautelosos sobre fazer a correção facial de cardiopatas. Não tiro a razão deles. Eles esperam que seja feita toda correção cardiológica para mexer na face. 
Surgiu outra questão sobre o Centrinho, vários médicos estão dizendo que eles estão com falta de cardiologistas lá. 
Se o Dário fizer a correção do lábio no mesmo lugar que está fazendo a correção do coração talvez as coisas fluam mais porque os médicos já estão todos juntos. Não vou precisar ficar levando cartinha de um médico para outro e aqui no beneficência portuguesa eu não tenho dúvidas que tem o melhor suporte cardiológico do Brasil. Espero que ele não seja necessário, mas é bom saber que ele está disponível e acessível. 
Então, quando a nutricionista veio me perguntar sobre colocar TCM no leite eu pensei que estavam já pensando no peso que ele perdeu sendo um empecilho para corrigir o lábio antes de receber alta. 
"Eu preciso confiar em alguém para não ficar louca. Você daria isso para seu filho mesmo?"
Foi assim que o NAN começou a vir com TCM. Mas eu fui no lactário e tirei bastante leite para garantir que não fossem todas as mamadas da noite com NAN. Vai que ele não reagisse bem com esse aditivo.
Veio a primeira mamadeira com TCM às 18 horas. Depois as mamadeiras das 21, 0, 3 e 6 também foram de NAN com TCM. 
O que fizeram com o leite que eu havia ordenhado? Ele serviria para duas mamadas! Eu não acreditei. Toda mamada que chegava eu olhava no rótulo com ódio. 
Como o leite tem duração de 12 horas, depois disso eles jogam fora, então teriam que jogar o leite fora! 
Como era noite ninguém soube me responder o que estava acontecendo. Tive que esperar 8 horas. 
O pior de tudo é que esse TCM deu muito reação. O Dário chorava ininterruptamente de cólica. Se não fosse TCM em todas as mamadas, se tivessem intercalado com meu leite, talvez a aceitação fosse melhor. 
Quando foi 8 da manhã eu liguei no lactário e ninguém sabia me responder o que havia acontecido.
"Tem que perguntar para a equipe da noite."
Depois me disseram que tudo que elas sabiam era o que estava no mapa: NAN com TCM e materno com fm85.
"Hein?? Que raio de fm85 é isso?"
Eu fiquei louca. Mas o leite tinha desaparecido mesmo, então esse fm85 nem entrou de verdade na história. Mas como o lactário recebe um mapa com a dieta do meu filho sem passar por mim? Eu preciso saber o que estão dando para ele!
Na minha cabeça eu só conseguia pensar que estavam jogando meu leite fora porque ele não faria o Dário engordar o suficiente para deixar de ser um problema.
Estava procurando a nutricionista, ela que tinha colocado aditivo no leite materno. 
Depois ela explicou que quando ela estava indo embora que ela soube que tinha fm85 e pediu para colocar no leite materno. Depois não tinha dado tempo dela voltar para conversar comigo. 
Fui pesquisar sobre esse negócio e algumas pessoas me disseram que ele é bom. Que cardiopatas precisam de mais cuidado para ganhar peso porque eles vão ter mais dificuldade e tem a questão da cirurgia do lábio. 
A nutricionista tirou o TCM e manteve o fm85. Uma coisa de cada vez, não é? Ele só tomava leite materno! Agora querem mudar tudo de uma vez, fora o tanto de remédios que já teve que tomar! Um monte de sabores estranhos causando reações diversas no seu corpinho.
A tarde fui no lactário ordenhar e quem me atendeu foi a mesma moça da ordenha do leite desaparecido.
"Moça, que fim deu meu leite?"
"Não sei."
"Acho que alguém bebeu."
Ela riu.
"Ou, daqui uns dias, vocês vão achar um queijo humano perdido".
Fiquei fazendo ordenha. De repente apareceram duas funcionárias e me chamaram. 
" Você desculpa a gente, mas seu leite caiu, nós ficamos tão tristes porque a gente sabe o tanto que é difícil tirar o leite, mas ele estava na mesa e eu fui virar e bati o braço. A gente ficou pensando se te ligava na hora mas já era noite e a gente achou melhor esperar você vir aqui para te contar."
Elas pediram desculpa várias vezes.
Elas também estavam com medo da chefe que poderia ser avisada do desaparecimento do leite. 
Acidentes acontecem mas não é todo mundo que entende. 
Não adianta chorar o leite derramado mesmo. Se caiu já era.
Aqui eles tem uma fiscalização tremenda em tudo, é um funcionário dedurando qualquer deslize do outro. Por isso que tudo é muito bom, eles querem ser perfeitos.
"Vocês não falaram para ninguém o que aconteceu?"
"Não."
"Ok, vou falar que vocês acharam sujeira do leite e tiveram que jogar fora. Que vocês não me ligaram ontem porque já estava tarde e que vocês estavam esperando eu vir aqui para me falar." 
Foi o que eu fiz. Ah, foi uma mentira boa. Se é que isso existe.
Depois voltei lá para fazer ordenha de novo.
"Trouxe essa caixa de bombom para vocês pararem de jogar meu leite fora!"
Elas riram. Tenho que tratar bem quem cuida do leite do Dário, não é? 
E elas são as pessoas que mais conversam comigo aqui. Eu estou ficando maluca presa aqui. 
"Dário, mentir é feio."

O TCM é a camada de gordura boiando no frasco da sonda


Leite materno com fm85


Dormindo e recebendo leite pela sonda







Um comentário:

  1. Que amor! Bem cabeludinho!
    Estava procurando uma luz pra o q vem acontecendo na internet e achei teu texto...
    Meu bebê tem 7 meses, tem fibrose cística e até os 6 meses amamentei só no peito.
    Com exatos 5 meses ele estava com 7,100, com 6 meses ele caiu para 6,400 pq pegou uma gripe mto forte, agora com 7 meses está com 6,500, pq a gripe voltou com td, mal estava conseguindo mamar.
    Imagina um bebezinho q só mamava no peito e todos os remédios q obviamente odeia, agora do nada precisa começar as pressas a comer pq vai ficar "desnutrido" de acordo com a pediatra. Ele comia e vomitava, comia e vomitava e assim ia, td foi falado detalhadamente pra ela e sabe o q me falou?
    "Da o peito só na primeira hora da manhã e quando ele for dormir, fora isso diz pra ele q ele tem q comer comida e insiste." Guria eu to apavorada com isso! Segundo ela, ele não aceita nada agora pq mamou mto tempo no peito! MEU DEUS!!! TEM NOÇÃO QUE EU PAGUEI PRA OUVIR ISSO?
    O pior de td é q falando com minha irmã, mãe e vó q são mais "experientes" no quesito filhos, elas me falam coisas do tipo "ele precisa comer pra engordar" e todas as coisas que tu pode imaginar, mesmo elas vendo q nós estamos passando uma fase horrível, ele não precisa tomar só o antibiótico, remédio pra gripe, pra dor etc... Precisa também tomar todos os q vai ter q tomar pra sempre, incluindo um q se toma antes de cada refeição.
    Eu sei q esse post é de dois anos atrás...mas eu precisava falar pra alguém q eu sei q entende...
    Desculpa o desabafo e os prováveis erros, são 3 da madrugada né haha
    Beijos e mta, mta, mta força!

    ResponderExcluir