domingo, 2 de agosto de 2015

O Dário é forte

Cada dia tem a duração de uma semana. É essa a sensação. Não dá para acreditar no tanto de coisa que acontece em um dia. Sempre muitas novidades.
Vejo trocando o plantão de toda a equipe da UTI. Só o plantão das mães que não troca. Elas estão lá sempre do lado dos bercinhos.
Pensando bem, é melhor que ele opere assim bebezinho. Quando ele está acordado ele me encara e não pisca. Fica mais de meia hora assim. Depois começa a "conversar" bem sério , como quem diz: olha só como eu estou cortado, amarrado, com fome, com frio e sozinho. Por que você me trouxe aqui?
É claro que não dá para saber o que ele está pensando, mas ele não deve estar achando nada divertido. Deve estar sentindo dor também.
Mas, se ele fosse maior, se já falasse, se ele falasse todas essas coisas, aí sim partiria ainda mais o coração. Tem um menininho na mesma sala e toda hora que ele começa a chorar e a falar essas coisas eu fico querendo sair correndo de lá por não poder fazer nada e por me partir o coração. Se fosse o Dário então... Esse menino deve ter no máximo uns dois anos. Deve sentir falta de sair correndo e brincar. Essas coisas que crianças na idade dele fazem. Criança maior sente mais.
Hoje ele fez côco. Quando entrei na UTI a enfermeira tinha acabado de trocar a fralda. Se eu tivesse chegado 10 minutos antes teria dado tempo de trocar a fralda e analisar o côco. Coisas de mãe.
"Qual era a cor? Consistência? Volume? Ele chorou para fazer e trocar a fralda? Foi rápido para fazer?"
Ainda bem que aqui todos tem muita paciência com os pacientes e acompanhantes. Ela respondeu tudo. Deve ser política do local, tratar todos bem. Porque ontem uma mamadeira dele atrasou e eu perguntei no lactário o que aconteceu. Toda hora que eu cruzo com alguma funcionária do lactário ela conversa comigo, fala que estão tomando cuidado, para eu ficar tranquila, que ele não vai passar fome, que a mamadeira está preparada, que já foi entregue, que isso ou aquilo outro. Eles poderiam simplesmente nem dar importância para isso.
O Dário é forte, muito forte e esperto. Sempre me achei forte até conhecer o meu filho. Ele dá de 10 a 0 em mim, está se recuperando super bem dessa cirurgia.

Um comentário: