domingo, 10 de maio de 2015

Banco de leite

Não dormi bem devido a dor nas mamas. Antes de receber alta da maternidade me instruíram a como estimular a produção de leite e fazer ordenha manual para coletar leite para o Dário que continuará internado.
Ele começou a receber leite ontem pela sonda. Começou com 5ml a cada 3 horas e hoje foi para 8ml na mesma freqüência.
Fiquei meia hora tentando tirar algo e só saíram uns 3 pingos de leite. Me senti inútil, ainda mais sabendo que ele já está recebendo um leite que não é meu.
A recuperação do parto normal é ótima, acordei cedo, pulei da cama, peguei o carro e fui até a maternidade. Queria vê-lo e passar no banco de leite para fazer coleta lá, dessa forma poderiam me ajudar, já que não estou conseguindo em casa.
De manhã o horário de coleta lá é às 11 mas tem que chegar meia hora antes no local. O horário de visitas na UTI é das 8 às 11:30. Entrei primeiro na UTI e, advinha? Ele estava recebendo leite pela sonda. Leite não meu.
Fiquei lá com ele e logo já era quase hora de subir para o banco de leite. Falei tchau para ele torcendo para dar tempo de voltar antes de 11:30, o horário que encerra o período matutino de visitas.
Subi até o quinto andar correndo pelas escadas. Elevador que nada, ia demorar mais.
Mas eu cheguei lá ofegante. Tudo certo até aí, logo estaria tirando leite para ele.
Que droga esses horários serem conflitantes. Odiei ter que sair da UTI no horário de visitas só para estar no banco de leite nesse horário para coleta.
Uma enfermeira do banco me viu sentada e perguntou o que eu queria. Expliquei para ela.
Enfermeira: "Mas sua ficha já foi liberada?"
Ficha? Que ficha?
Ela foi ver. Quando ela voltou eu estava chorando igual uma besta. Tudo dá errado.
Enfermeira: "A sua ficha não está liberada não."
Como não? Eu fui lá no banco antes de receber alta e deixei tudo o que precisava para poder coletar leite.
Ela me explicou que uma médica precisa liberar minha ficha, que é só uma médica que faz isso e só ela pode fazer, que ela vai lá todos os dias mas não tinha dado tempo de ver minha ficha ainda porque acumula muita coisa para ela fazer.
Ridículo isso. Se ela não dá conta coloca outra pessoa para fazer, não fica tornando a vida das pessoas um inferno não. Fiquei chorando e questionando isso daí a enfermeira me deixou entrar para fazer ordenha.
Entrei, fiz todo ritual de tirar roupa, colocar outra roupa, lavar mãos, colocar touca e máscara e lavar mãos de novo.
Ela me levou para uma sala, me deu um frasco e saiu.
E aí? Eu já disse que não estou conseguindo. Comecei a chorar e fiquei lá apertando a minha mama e não saia nada.
De repente entrou uma outra mãe. Ela teve duas meninas pré maturas, também estavam na UTI e ela estava alí para coletar leite para elas. Duas meninas que em breve receberiam alta porque já estavam com 10 dias e bom peso. Ela pegou um frasco, colocou na frente da mama e com jato encheu um frasco. Pegou outro frasco e foi a mesma coisa. Ok.
Continuei chorando e tentando.
Enfermeira: "Você está fazendo errado, é com a ponta dos dedos que aperta."
Agora que você fala?
Entrou uma terceira mãe. Casal de gêmeos. Estavam na UTI até ganhar peso.
Certo. Parece pegadinha da vida. Eu sem ideia de quando vou poder levar o Dário para casa e elas com dois bebês quase prontos para receberem alta.
A terceira mãe sentou, recebeu um frasco e a enfermeira se ofereceu para ajudá-la a coletar o leite.
Bruna: "????"
Comecei a chorar mais ainda apertando minha mama para ver se saia alguma coisa. A enfermeira encostou o dedo na mama da terceira mãe e saiu um jato de leite que foi enchendo o frasco.
Enfermeira: "Você tem que se acalmar, o emocional conta muito."
Fui embora. Já estava quase acabando o horário de visitas na UTI mesmo. Consegui tirar 10 ml só. Bem mais que ontem. Deixei lá o frasco, ela etiquetou e guardou.
Entrei na UTI de novo e faltavam 10 minutos para acabar o horário de visitas. Entrei lá ainda sem conseguir parar de chorar. Fiquei esse tempinho e depois a enfermeira veio me falar que já tinha que sair.
Peguei o carro, voltei para casa ainda chorando. O Felipe ficou perdido, coitado. Será que ele entende? O que será que ele pensa?
Almocei, deitei e tentei dormir, mas minhas mamas ainda doendo e vazando leite. Peguei o copo e tentei tirar mais, e não é que saiu? Tomara que agora eu pegue o jeito.
Só sei que nunca vi meus olhos tão inchados.
E assim foi o meu primeiro dia das mães.

Nenhum comentário:

Postar um comentário