sábado, 2 de maio de 2015

Primeira consulta na Maternidade

Como minha pressão só subiu ontem e chegou a 16 x 10 achei melhor seguir o conselho de várias pessoas e ir até a maternidade.
Me disseram algo que não tinha pensado ainda, que se a pressão ainda está razoável eles dão medicação, se sobe demais eles tiram o bebê.
Mandei uma mensagem para a obstetra e ela foi super atenciosa, respondeu rapidinho dizendo para ir no pronto socorro se a pressão continuasse subindo ou se sentisse dor no estomago ou dor de cabeça.
Dor de cabeça eu já estava sentindo há mais de uma semana. A visão embaçada também.
Saímos de casa por volta de 20:30 da noite. Chegamos na maternidade e uma enfermeira me chamou para triagem. Ela pediu para eu me sentar e mediu minha pressão. Fiquei olhando a forma como ela colocou a braçadeira em mim porque fiquei na dúvida se estava fazendo errado em casa. Ela colocou a braçadeira mais alta, próxima da axila, daí eu perguntei se tinha que ficar mais alta mesmo.
Juliana: "A gente faz isso todo dia assim."
Será que ela entendeu minha pergunta? Não estava questionando o jeito que ela colocou, só queria tirar uma dúvida para saber se estou fazendo certo em casa. Para mim a resposta dela só demonstrou insegurança e incompetência. Insegurança porque já foi se defendendo como se eu a estivesse atacando e incompetência porque foi ríspida com uma paciente numa situação delicada.
Expliquei para ela o motivo de eu ter perguntado e ela disse que o jeito que tem que colocar a braçadeira é o jeito que ela tinha colocado.
Eu queria mesmo ir numa consulta lá na maternidade para ver como é o atendimento.
A enfermeira mediu minha pressão sentada e deu 15 x 9, ela pediu para eu deitar, me deixou uns minutos parada e depois mediu de novo. Deu 14 x 8. Disse que o jeito certo de medir é deitada.
Voltamos para a recepção e ficamos esperando o médico me chamar. Quando chamou ele estava com o meu cartão de gestante na mão e a ficha da triagem.
Nem olhou para mim! Sério!
Médico: "Você vai ser medicada e vai fazer uma cardiotocografia."
A enfermeira me levou para outra sala e pediu para o Felipe voltar para a recepção. Demorou meia hora para terminar e eu voltar para a recepção com o Felipe. Tinha que esperar o médico me chamar para falar do resultado do exame.
Enquanto fazia esse exame me deram um remédio para a pressão. O coração dele oscilou bem entre 110 e 180. Quando ele começa a se mexer a freqüência sobe bem.
Logo que tomei o remédio a dor de cabeça passou e voltei a enxergar normal não tinha noção do tanto que estava enxergando embaçado. Talvez eu estivesse tentando me convencer que estava enxergando bem, sei lá.
O médico nos chamou e disse que estava tudo certo, que o importante era a mínima da pressão não subir e a mínima estava boa.
Voltamos para casa, medi a pressão e estava 12 x 6. Hoje de manhã manteve baixa. Fui nadar. Nadei 1,5km em uma hora.
A médica disse que nadar seria ótimo para manter a pressão regulada, então tenho que me esforçar.


Quando eu nado eu sou um submarino humano carregando um bebê.

Nenhum comentário:

Postar um comentário