quinta-feira, 14 de maio de 2015

Um dia muito legal!

Cheguei às 13 horas na maternidade com um frasco de leite no isopor.
Cheguei a tempo de estar no banco de leite antes de 13:30 mas levei um susto quando vi a fila de gente na recepção. Passei na frente, eram todos visitantes com flores para entregar. Eu tinha horário para estar no banco de leite. Expliquei para a recepcionista mas ela disse que eu tinha que entrar na fila. Nunca tinha acontecido isso. Fiquei com medo de não dar tempo.
Mas deu. Quando chegou minha vez não tive que fazer os procedimentos rotineiros de preencher o caderno e colocar um adesivo roxo na roupa, tive que entregar meu RG para ela fazer um cadastro e me dar um crachá que não funcionou na catraca.
Eis o motivo da fila. Tudo era muito mais simples quando só tinha que preencher o caderno. Já pensei que ia ser um dia complicado porque não tinha começado bem mas tudo mudou de rumo após eu entrar na maternidade e não foi o crachá que fez a diferença.
Cheguei no banco e logo chegou outra mãe. A sensação que deu era que ela não estava muito afim de fazer ordenha não. A filha dela nasceu pré matura em abril e ela nunca tinha ido tirar leite fresco para ela.
Entramos e comecei a ordenha. Essa outra mãe tinha colocado toda a roupa e depois disse que preferia ficar aquele tempo com a filha. Não fez ordenha nenhuma e foi embora.
Fiquei conversando com a enfermeira após ela sair.
Bruna: "Difícil trabalhar com gente, né?"
Enfermeira: "Sim. Tem horas que me sinto uma inútil aqui dentro. Dá vontade de ir embora. A instituição é boa, esse setor que é ruim, quero mudar de setor"
Essa é a mesma enfermeira boa que me atendeu ontem. Estava achando estranho ela ser a única boa alí. Deve ter muita incompatibilidade dela com o lugar e ela não deve se identificar com o ambiente mesmo, ela é super diferente das demais.
Ela ficou cabisbaixa repetindo que se sente inútil e queria sair de lá.
Tirei 40ml para ela levar para o Dário. Ele está recebendo 34ml a cada 3 horas. Estão aumentando bem a quantidade a cada dia. Eu sempre tiro um pouco a mais.
Quando a ela voltou eu estava ordenhando mais para armazenar.
Enfermeira: "Seu bebê é grande. É o que tem a fenda, né?"
Daí ela começou a falar que a fenda corrige fácil, mas eu expliquei para ela que o que preocupa mesmo os médicos é o coração. Contei toda a novela para ela enquanto ordenhava.
Enfermeira: "Você acha que você está tendo muito leite mas era para você chegar aqui com um frasco de meio litro por dia"
Ela começou a fazer a ordenha em mim e quase chorei de dor mas ela encheu mesmo um frasco.
Enfermeira: "Não pode ficar assim, você está quase tendo uma mastite"
Daí ela me mostrou os locais que o leite está acumulando.
Enfermeira: "O que você está tirando é só o superficial. Tem que apertar bem para tirar esse mais profundo."
E tinha muita coisa lá mesmo. Me senti bem mais leve.
Fui para a UTI e o Dário estava berrando lá. Estava com os olhos abertos e se esperneando todo. Fui correndo ficar com ele e fiquei chorando igual uma idiota porque finalmente vi o guri com os olhos abertos. Fiquei mudando de lugar e conversando com ele para ver se ele me seguia e não é que seguia? Chorei mais ainda. Depois fiquei tentando entender a cor do olho dele mas a sala estava com pouca iluminação. Só sei que é muito mais claro que o meu. Pelo menos está assim agora, dizem que muda depois.
Enfermeira: "Você quer pegar ele?"
Que pergunta! Peguei ele, daí ele foi fazendo cara de sono, fechando os olhos e dormiu.
Elas insistem que eles precisam dormir para economizar energia e ganhar peso, mas estava tão legal com ele acordado!
Fiquei em torno de uma hora e meia com ele no colo. Já estava morrendo de sede e de dor no corpo por causa da posição. Não dava para levantar por causa de todos os fios grudados nele. Quando eu tentava me mexer um pouco ele ficava agitado e eu ficava com medo de quererem tira-lo do meu colo. Fiquei quieta.
Às 16:30 eu tinha que ir para o banco de leite de novo. É claro que eu queria ficar todo o tempo do mundo com ele, mas eu também queria que ele ainda estivesse na minha barriga se fortalecendo para o caso de precisar ser operado. Agora o melhor que posso fazer é tirar muito leite que é o melhor alimento.
Falei para a enfermeira isso e ela perguntou se eu não queria trocar a fralda dele antes de ir. É claro que queria.
Troquei a fralda e ele ficou o tempo todo chorando. Depois que troquei faltavam uns 15 minutos para ir para o banco de leite, passei na cantina e engoli um suco de laranja e um salgado. Se eu não me alimentar não vou conseguir produzir mais leite. Tirei 40ml e voltei correndo para a UTI, deu tempo de dar o leite para ele antes de encerrar o horário de visitas.
Hoje foi super legal. Muita coisa que eu nem imaginava. O tempo que fiquei com ele no colo foi fantástico. Ele é muito lindo.
Hoje eu recebi várias mensagens de pessoas que viram as fotos dele dizendo que ele é lindo. Ele é mesmo! Tomara que na próxima quarta ele esteja acordado quando eu for tirar fotos dele.

Nenhum comentário:

Postar um comentário